Notícias

Cuba apoia instalação de Escola de Medicina em Cabo Verde

O primeiro dia de visita à cidade de Havana ficou marcado pelo encontro entre o Chefe do Governo cabo-verdiano e o Vice-presidente dos Conselhos de Estado e de Ministros de Cuba, José Ramón Machadao Ventura, durante o qual fez-se um balanço das relações de cooperação nos mais diversos domínios designadamente, a educação, saúde, agricultura e pescas, sectores que vão ver redinamizadas as relações, com a disponibilidade do Governo cubano em desenvolver novas parcerias.

Cabo Verde e Cuba reconhecem a necessidade do reforço da cooperação nos sectores da saúde e da educação, tendo os dois países acordado no envio de 30 cabo-verdianos nos próximos 4 anos para a formação em medicina. Nesta perspectiva, há já uma proposta do Governo de Cuba para a instalação de uma escola de medicina, com o apoio de especialistas cubanos que contribuiriam para a formação de médicos em Cabo Verde.

Ainda na área da saúde, este parceiro de Cabo Verde mostrou-se disponível em apoiar o arquipélago na formação de enfermeiros e na dinamização da escola superior de enfermagem.

A nível da educação, Cabo Verde tem a pretensão de receber especialistas e mestres cubanos para a formação técnica e de cursos superiores de curta duração. Desta feita, José Maria Neves pediu o apoio de Cuba, no que tange à formação profissional nas áreas das pescas onde, para além de investigação, há a possibilidade de se desenvolver a formação técnico-profissional, e agricultura, sector cuja investigação e extensão rural poderão ser cobertos pela cooperação cubana.

A busca de complementaridade em outras áreas, como o turismo, a industria e a cultura, designadamente na questão da recuperação e preservação do Património Cultural arquitectónico cultural, figura entre os propósitos da visita de José Maria Neves à Cuba.

Na tarde de ontem, terça feira o Chefe do Governo cabo-verdiano reuniu-se com altos responsáveis cubanos nomeadamente os Ministros para o Investimento Estrangeiro e Cooperação Económica e da Educação. O encontro com os embaixadores africanos acreditados em Havana fechou a agenda do Primeiro Ministro para este dia.

Hoje, quarta feira, José Maria Neves irá proferir uma palestra na Universidade de Havana, durante a qual falará para os estudantes e catedráticos sobre o processo de transição de Cabo Verde para o pais de Rendimento Médio, bem como das politicas do seu Governo. Neste mesmo dia, o Primeiro Ministro efectua uma visita ao centro de Engenharia Genética e Biotecnologia de Havana.