No seu despacho, a titular da pasta da Defesa destacou a elevada competência profissional, o entusiasmo, a dedicação e a disponibilidade sempre manifestados por Norman Kukona, da Divisão de Assistência Antinarcóticos e Aplicação da Lei do Comando Militar Americano para África, na preparação e coordenação das actividades inerentes à sua função e responsabilidades, denotando elevada abnegação e interesse e patenteado extraordinárias qualidades humanas, ao longo dos dois anos em que esteve envolvido no projecto.
Na ocasião, o agraciado manifestou-se grato e honrado pelo reconhecimento e expressou o seu desejo que o Centro que ajudou a materializar, venha a cumprir plenamente os propósitos para o qual foi concebido.
Por sua vez, a Embaixadora dos Estados Unidos da América, Marianne Myles, presente na cerimónia, realçou, referindo-se ao desempenho do seu conterrâneo, a diferença que um cidadão pode fazer na realização de um objectivo.
Já Cristina Fontes Lima, usando da palavra, começou por reconhecer a justeza do acto, salientando o contributo do galardoado na concretização do COSMAR.
Continuando, destacou a importância que Cabo Verde tem vindo a atribuir à questão da segurança marítima e assumiu que o combate as ameaças actuais só poderá ser eficaz através da segurança cooperativa, onde os Estados Unidos da América tem sido um parceiro relevante.
Finalizando a sua intervenção, Cristina Fontes Lima informou que, muito em breve, será apresentada, para aprovação, a legislação relativa ao funcionamento do COSMAR, tendo garantido que todos os esforços serão desenvolvidos para que o Centro cumpra a sua missão.
Refira-se que a Medalha de Serviços Relevantes se destina a galardoar serviços de carácter militar relevantes ou actos notáveis de qualquer natureza, ligados à vida das Forças Armadas ou da Nação e pode ser a título excepcional concedida a civil ou a estrangeiro.