Notícias

CPLP: MC cabo-verdiano propõe criação de Grande Prémio da Cultura

 

Segundo o Ministro da Cultura, Manuel Veiga, a proposta da criação do Grande Prémio Cultural da CPLP é uma forma de encorajar a dinâmica cultural no espaço comunitário, envolvendo e interpelando os artistas e os criadores. Acrescentou ainda, no seu discurso, que o montante não inferior a quarenta mil euros deverá ser assegurado por todos os membros da Comunidade e destinado a galardoar uma obra, um trabalho ou uma instituição cultural pela excelência na criação ou na produção artística ou intelectual, nas áreas da cultura e no país de acolhimento de cada ano.

Outras propostas apresentadas pelo titular da pasta da Cultura de Cabo Verde e aprovadas foram a realização de uma feira cultural da Comunidade, no país de acolhimento do Encontro, "um instrumento eficaz para a construção da inclusão cultural e para um maior conhecimento e coesão do universo comunitário", segundo as palavras daquele governante e a realização dos Encontros dos Ministros de dois em dois anos e não anualmente, "para que a programação tenha tempo suficiente para interiorizar, reunir as condições e materializar os projectos".

O evento, que reuniu técnicos dos países da CPLP, tinha como propósito, fazer o balanço das actividades programadas no VIº encontro de Bissau, apreciar as propostas de Cabo Verde para este encontro, bem como analisar a proposta de agenda saída no recente Encontro de Brasília (Portifólio de perfis de projectos da CPLP).

Para Manuel Veiga, realização deste encontro em Cabo Verde surgiu no momento em que o País regista importantes vitórias no plano diplomático e nas áreas económicas, sociais e culturais e exemplifica: "o mais recente é o da parceria especial com a União Europeia que, segundo o presidente em exercício da Organização, é o resultado da boa governação, da credibilidade internacional e dos níveis de desenvolvimento alcançados por Cabo Verde".

De referir, ainda, que é a primeira vez que esse fórum a nível dos Ministros da Cultura se realiza em Cabo Verde e que reuniu, durante os dois dias, ministros e representantes dos diversos países da Comunidade Lusófona, com a excepção de Brasil e de Timor-Leste. (Veja o discurso do Ministro da Cultura no Link dos Discursos/Comunicados)