Notícias

COVID-19: Laboratórios de Virologia com maior capacidade de testagem

Os Laboratórios de virologia em Cabo Verde estão melhor preparados, e apetrechados, tendo assim maior capacidade de testagem, com qualidade, fiabilidade e maior rapidez nos resultados dos testes da COVID-19.

Os Laboratórios de virologia em Cabo Verde estão melhor preparados, e apetrechados, tendo assim maior capacidade de testagem, com qualidade, fiabilidade e maior rapidez nos resultados dos testes da COVID-19.

É o caso do Laboratório de Virologia do Hospital Dr. Agostinho Neto, que passou a ter, com a aquisição de um segundo aparelho – Termociclador QuantStudio™ 5 Real-Time PCR System, maior capacidade de resposta laboratorial, e com isso, em vez de 96 amostras, agora pode-se analisar 192 amostras em simultâneo. Com este aparelho, o laboratório diagnostica diariamente cerca de 500 amostras.

Conforme a responsável do laboratório, Menilita dos Santos Barbosa, é um ganho para o país, pois permite avançar com investigações a nível de estudos do SARS-COV-2, assim como de outras doenças tais como HIV, Hepatites, entre outros. Permite ainda a realização de estudos de estirpes circulantes no país e detetar eventuais mutações genéticas.

Perante a existência de novas estirpes detetadas em outros países permite também fazer a vigilância dos casos e eventuais mutações. Além disso, pode auxiliar em futuros estudos oncológicos, no sentido de perceber as características genéticas dos diferentes tipos que vigoram no país.

Por outro lado, o laboratório passou a ter um Extrator automático- Thermo Scientific™ KingFisher™ Flex, que é um instrumento de extração automática laboratorial, para 96 amostras por execução. O mesmo oferece processamento altamente versátil e automatizado de partículas magnéticas para purificação de DNA/RNA, proteína ou células. Usando tecnologia revolucionária de separação de partículas magnéticas, este sistema fornece excelente reprodutibilidade e qualidade, levando a extrações limpas e permitindo resultados consistentes.

Esses ganhos alcançados pelas unidades de saúde do país, derivam de um grande investimento feito pelo Governo, com objetivo de dotar Cabo Verde de melhores condições para responder a todas as demandas laboratoriais a nível da virologia.