O Ministro Alexandre Monteiro destacou o ambiente positivo no diálogo político-diplomático entre os dois países, expressando o desejo de Cabo Verde de continuar a reforçar esse diálogo e a cooperação com a República da Coreia, formalizada há 36 anos. “Incentivamos visitas e contactos mais frequentes a nível politico, empresarial, técnico, universitário, e em áreas como o Comércio, Indústria, Economia Verde, Economia Digital e Economia Azul”.
O Ministro da Indústria, Comércio e Energia, Alexandre Monteiro recebeu na sexta-feira, 29, a visita de uma importante delegação da Coreia do Sul, chefiada pelo seu homólogo, Moon-Kyu BANG, que se encontrava em Cabo Verde na qualidade de enviado Especial do Presidente da República daquele país asiático. Uma delegação de 30 pessoas, composta por representantes do sector público, câmara de comércio, indústria, empresas privadas do sector da energia e tecnologia.
O Ministro Alexandre Monteiro destacou o ambiente positivo no diálogo político-diplomático entre os dois países, expressando o desejo de Cabo Verde de continuar a reforçar esse diálogo e a cooperação com a República da Coreia, formalizada há 36 anos. “Incentivamos visitas e contactos mais frequentes a nível politico, empresarial, técnico, universitário, e em áreas como o Comércio, Indústria, Economia Verde, Economia Digital e Economia Azul”, explicou o governante cabo-verdiano.
Além disso, o Ministro Alexandre Monteiro ressaltou as oportunidades de parcerias no domínio da Propriedade Intelectual (PI), destacando o desafio de utilizar a PI como um dos aceleradores do desenvolvimento de sectores estratégicos para o país.
Durante a reunião, o Ministro Alexandre Monteiro também apresentou o Plano de Transição Energética de Cabo Verde, bem como as metas traçadas e oportunidades de parcerias de investimentos que o país oferece. “Cabo Verde possui excelente potencial de fontes renováveis, sol, vento e mar. O desafio é mobilizar tecnologias competitivas para transformar esse potencial em energia renovável acessível aos consumidores”, elucidou Alexandre Monteiro elogiando o alto nível e velocidade de desenvolvimento da República da Coreia como inspiração para Cabo Verde, que busca alcançar um nível mais elevado de desenvolvimento Sustentável.
Por sua Vez, o Ministro do Comércio, Indústria e Energia da Coreia, Moon-Kyu BANG, expressou satisfação com o nível de desenvolvimento de Cabo Verde, devido à sua solida democracia e comprometeu-se a aprofundar as relações de cooperação entre os dois países, nos sectores industrial, comercial e na transição energética.
Cabo Verde e a República da Coreia estabeleceram relações diplomáticas em 3 de outubro de 1988, fundamentadas em valores e princípios comuns e interesse mútuos. O primeiro acordo de cooperação económica e técnica foi assinado em 17 de janeiro de 1992.