Notícias

Conselho Nacional do Desporto: Governo vai aumentar financiamento às federações desportivas

“O Governo vai aumentar o valor que é atribuído às federações desportivas, por forma a serem mais ativas, mas também com níveis de exigências maiores”, conforme anunciou o Ministro do Desporto, Fernando Elísio Freire, em declarações esta manhã à imprensa, antes da abertura da V Reunião do Conselho Nacional do Desporto que se encontra reunido de hoje, 29, até amanhã, 30 de outubro, no Palácio do Governo.

De realçar que tendo em conta o início da IX Legislatura de Governação o Ministro do Desporto convocou, nos termos do Decreto-Lei nº 134/92, a V Reunião do Conselho Nacional do Desporto (CND) com a finalidade de recolher subsídios e propostas sobre as principais matérias para a implementação de uma política desportiva global e inclusiva.

Segundo Fernando Elísio Freire, a expetativa é que deste CND saiam recomendações para um programa claro de atuação nos próximos quatro anos daquilo que é o financiamento, a legislação, a formatação institucional, a formação e, acima de tudo, o engajamento de todas as entidades ligadas ao desporto na construção de um desporto que seja fator a ascensão e integração social e que sirva a economia cabo-verdiana, para a geração de riquezas para Cabo Verde.

Assim, “vamos reformatar um conjunto de programas, como por exemplo o Bolsa Jovem Atleta que, ao invés de apoiar jovens estudantes, passará a apoiar atletas com grande potencial para continuarem a estudar e a competir” disse o titular da área do Desporto, acrescentando que “isso permite-nos preparar os atletas de dimensão internacional para as grandes competições internacionais”.

Outra medida que se pretende tomar, avançou o governante, é a criação de uma entidade de utilidade pública desportiva para as federações em que o grau de prestação de contas tem de aumentar, bem como as exigências, a articulação, a partilha e colaboração do Governo.

O Ministro adiantou, igualmente, que vai ser criado um grande Programa para a atividade física nas famílias e nas escolas, para que as pessoas sejam mais saudáveis e possam prevenir as doenças crónicas e, acima de tudo, incutir na mentalidade cabo-verdiana os valores do desporto. Pois, de acordo com Fernando Elísio Freire, desta forma é-se um melhor cidadão, produz-se mais, trabalha-se mais, a economia ganha e a Nação sai também a ganhar.

“É neste quadro de exigências e responsabilidades de direitos e deveres de todos que queremos construir para o desporto nacional”, concluiu.

De referir que integram o referido Conselho, os atuais membros de pleno direito, nomeadamente os presidentes das federações desportivas e de comissões nacionais. Perspetivando o alargamento do mesmo foram convidados os presidentes dos Comités Olímpico e Paralímpico e representantes de outros ministérios que lidam com o setor do desporto para a consolidação das suas atividades, designadamente os Ministérios da Educação, da Defesa e da Economia.