Notícias

Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional reúne-se pela primeira vez

Enquadrada no âmbito do IV Simpósio da Segurança Alimentar, que se realiza de 13 a 16 de Novembro de 2013, foi realizada ontem, 12 de Novembro, a 1ª Reunião Constituinte do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional. Este órgão surge como resposta ao grande desafio do país em assegurar, de forma sustentável, a disponibilidade e estabilidade de alimentos nos mercados e facilitar o acesso físico e económico das populações aos mesmos.

A nível internacional, esse conselho habilitará Cabo Verde a implementar estratégias de Segurança Alimentar e Nutricional da Comunidade dos países de Língua Portuguesa, aprovada em 2011, enquanto instrumento que tem por finalidade a concretização progressiva do Direito Humano à Alimentação Adequada.

Em conferência de Imprensa a Ministra do Desenvolvimento Rural, Eva Ortet, frisou o importante papel deste do Simpósio na operacionalização da Estratégia da Segurança Alimentar e Nutricional daComunidade dos Países de Língua Portuguesa, CPLP.

Com este evento pretende-se colocar sobre a mesa, a actualidade da problemática da segurança alimentar e nutricional no quadro de um desenvolvimento sustentável, que constitui uma das preocupações dos Governos, organizações internacionais, investigadores e organizações da sociedade civil, que se dedicam a essa matéria.

O IV Simpósio sobre a Segurança Alimentar, Nutricional e Desenvolvimento Sustentável da CPLP assume o interesse em caminhar e contribuir para um processo continuado de discussão e de acção em torno desta problemática, de forma a manter e estimular a dinâmica necessária para transformar o caminho já percorrido, com grande impacto real na vida das comunidades em Cabo Verde e em todo o espaço da CPLP.

Com esta iniciativa visa-se dar a conhecer as melhores experiências no domínio da Segurança Alimentar e Nutricional em termos de investigação, pesquisa e desenvolvimento, formação/educação e sistemas de governação existentes nos vários países da Comunidade e do Mundo. Bem como partilhar conhecimentos, sensibilizar os actores intervenientes da área sobre os desafios que se colocam para a erradicação da insegurança alimentar, entre outros.

Durante o Simpósio serão debatidas 28 temas que envolvem a questão da governação da segurança alimentar e nutricional, mudanças tecnológicas e institucionais, consumo de alimentos e hábitos alimentares versando a segurança sanitária dos alimentos e utilização de pesticidas, políticas de desenvolvimento agrário, cooperação e agricultura familiar, urbana e peri – urbana.

Participam neste certame os Ministros de Agricultura e da área de Segurança Alimentar de Timor-leste e São Tomé e Príncipe, responsáveis governamentais, organismos internacionais, técnicos especialistas das diferentes áreas de segurança alimentar.