O Ministério do Mar de Cabo Verde, através da DNPA-Direção Nacional de Pesca e Aquacultura, promoveu ontem, 14 de dezembro, um encontro do Conselho Nacional das Pescas, órgão consultivo do Governo em matéria de pescas.
Este encontro, anual, visa a avaliação, definição, execução e articulação de políticas, à luz dos princípios de boa governação, preservação e proteção do ambiente marinho e marítimo, promovendo a cooperação entre entidades e organizações público e privadas diretas ou indiretamente ligadas ao sector das pescas.
Durante a sua intervenção, no discurso de abertura, o Ministro do Mar destacou o trabalho que o ecossistema do mar tem desenvolvido visando o desenvolvimento e alavanque do sector das pescas.
Não obstante, o trabalho em curso, o Governante reconheceu os enormes desafios do sector que se prendem à infraestruturação em terra, melhoria e reforço do sistema de crédito, logística, construção e reparação naval em Cabo Verde.
Referindo especificamente dos recursos de pesca, ressaltou que o grande desafio do país e do mundo é garantir a sustentabilidade económica, social e biológica dos recursos de pesca.
Continuando, reforçou que é necessária uma ação conjunta e coletiva para que o país possa tirar melhor proveito deste sector que é sem dúvidas económico, que cria emprego, empodera as comunidades.
“Não é um sector social apenas, é o principal recurso de muitas comunidades. Reforçamos aqui o compromisso para com a mudança de mentalidade face ao sector, assim como o desenvolvimento sustentável de Cabo Verde, a partir do mar”, afirmou o Ministro do Mar.
Participaram deste Conselho Nacional das Pescas: Direção Nacional de Pesca e Aquacultura, Inspeção Geral das Pescas, Fundo Autónomo das Pescas, Instituto do Mar, Escola do Mar, Instituto Marítimo Portuário, Capitania dos Portos, Enapor, Cabnave, Zona Económica Exclusiva de São Vicente, Guarda Costeira de Cabo Verde, IPIAAM, Direção Nacional do Ambiente, Associação de pescadores de Salamansa, Associação de Peixeiras do Mindelo e o projeto Amdjer de Txeu Luta, Associações de Pescadores de São Pedro, Armadores de São Vicente, Frescomar e Atunlo.