O Conselho Directivo da ADEI é constituído pelo Presidente Florentino Gomes Cardoso, pelo administrador Benvindo Sousa Rodrigues e pela administradora Leonilde Semedo Mendes.
Florentino Cardoso é gestor e economista, com pós-graduação em gestão estratégica e frequência do curso de Doutoramento em Gestão pela Universidade de Évora. Entre outras coisas foi, por durante dez anos, consultor especialista do programa REDE em Portugal, para a capacitação de pequenos empresários.
Benvindo Sousa Rodrigues é consultor empresarial e licenciado em gestão de empresas. Nos últimos anos foi Assessor para o Planeamento e Controlo de Gestão da Rádio Televisão Cabo-verdiana.
Leonilda Semedo Mendes é licenciada em engenharia e gestão industrial pela Universidade de Aveiro. Nos últimos anos desempenhou a função de director-geral da SILMAC – Sociedade de Segurança Industrial, Marítima e Comercial.
Durante o acto de empossamento, será feita a leitura do termo de posse e a sua assinatura, após o qual o Presidente do Conselho Directivo e a Ministra da Economia proferem breves palavras.
A ADEI foi criada em Novembro de 2008, é tutelada pelo Ministério da Economia, Crescimento e Competitividade (MECC) e é dotada de capacidade e autonomia para facilitar a inovação e o desenvolvimento de programas criativos que contribuam para o desenvolvimento do sector privado.
D entre as suas principais atribuições, a ADEI promove a formulação e implementação de políticas, em colaboração com o MECC; a capacitação do sector privado, especialmente no que respeita a liderança, estratégia, gestão, inovação, finanças e outras competências técnicas; a facilitação do acesso ao financiamento do sector privado e desenvolvimento de programas que minimizem os constrangimentos de crédito no seio do sector; e o desenvolvimento de iniciativas que visem a redução do "custo de factores e de fazer negócios", de forma a facilitar a competitividade das empresas cabo-verdianas.