Notícias

Conselho de Ministros Descentralizado retoma em Abril

 

Segundo a Ministra da Presidência do Conselho de Ministros, da Reforma do Estado e da Defesa Nacional, Cristina Fontes Lima, a próxima ilha a receber o Conselho de Ministros Descentralizado será São Vicente, debruçando-se sobre os assuntos económicos. "Mas até Outubro/Novembro, vamos prosseguir por forma a cobrirmos as ilhas que não tinham recebido o Conselho de Ministros na legislatura anterior e fazer alguns Conselhos de Ministros Especializados, nomeadamente no Sal, no Fogo e em Santo Antão" disse a governante para quem, a ideia, também, é aproveitar essas reuniões para fazer avançar alguns dossiers dessas ilhas.

Esta sessão do CM apreciou, também, a situação laboral no País tendo o Governo reafirmado a sua disponibilidade para analisar com os sindicatos a resolução dos problemas. "Mas também manifesta a sua firmeza na condição de que o País tem limites de resposta a certas realizações e como o Governo deve velar para manter certos equilíbrios essenciais à continuação do ritmo de desenvolvimento de Cabo Verde".

Cristina Fontes Lima relembrou os ganhos conseguidos pelos trabalhadores, nomeadamente os da Função Pública, desde 2001. Assim, falou-se da integração dos funcionários públicos na Previdência Social, o que faz melhorar o poder de compra dos trabalhadores; o descongelamento das carreiras que foi feito nestes últimos anos; a mudança dos escalões de IUR com ganhos para os trabalhadores, entre outras medidas. Neste sentido, concluiu-se que os ganhos reais em termos salariais acumulados são na ordem dos 8.4 por cento, ou seja, para além da inflação nos últimos seis anos.

Deste modo, o Governo lança um apelo aos sindicatos para analisarem com atenção a Proposta do Acordo de Concertação Estratégica para a legislatura que o mesmo lhes remeteu nos fins do ano passado, no sentido de "analisarmos essas questões de uma forma integrada e pensarmos na realidade do País", frisou a porta-voz do CM. "Disponibilidade para dialogar não quer dizer, necessariamente, concordar com tudo mas ao mesmo tempo uma firmeza em manter o rumo quanto ao desenvolvimento do país", acrescentou.

O Plano  bianual de Gestão dos Recursos das Pescas foi outro ponto apreciado nesta sessão de Conselho de Ministros.