Notícias

Conselho de Ministros decidiu pela criação do Conservatório Nacional das Artes

O Conselho de Ministros, reunido nesta quinta-feira, 29 de Junho, em sessão ordinária dos trabalhos, discutiu e aprovou o diploma que cria o Conservatório Nacional das Artes, um estabelecimento público do Ensino Especializado das Artes, que irá permitir a inserção do Ensino Artístico no Sistema Nacional de Ensino, como uma via formativa.

almeida cm janeiro291De acordo com o Ministro da Presidência do Conselho de Ministros, Démis Lobo Almeida, enquanto Porta-Voz do Governo, neste primeiro momento, o Conservatório Nacional das Artes terá a sua sede na cidade da Praia, trabalhando em Parceria com as Escolas «Jorge Barbosa» em São Vicente e «Olavo Moniz» na Praia e Miraflores também na Praia.

E para o seu funcionamento, salienta o Ministro, os recursos humanos serão garantidos com o recrutamento de professores nacionais e de professores estrangeiros, por via da cooperação, nomeadamente com Portugal e com as Ilhas Canárias, pois já está identificado um espaço para a primeira instalação, o qual está a ser requalificado, com o fito de se criar um Campus Artis.

Para além disso, o Governo vai legislar no sentido de criar o Conservatório, aprovar os seus estatutos e certificar os seus cursos, diz ainda Démis Lobo Almeida acrescentando que o Primeiro ano do conservatório equivale ao 7.º ano de Escolaridade e o último ao 12.º ano (6 anos).

“Não obstante, desde o pré-escolar, e até o 6.º ano de escolaridade, os alunos poderão frequentar cursos das Artes no Conservatório, em períodos complementares e alternativos, onde receberão disciplinas específicas”, frisa.

Inicialmente, no Conservatório Nacional das Artes, serão ministrados quatro Cursos ou Cátedras: 1. Música; 2. Teatro; 3. Dança; 4. Artes Visuais.

Para o Porta-Voz do Governo, sem prejuízo de haver uma especialização em cada uma das áreas, haverá uma interligação entre cada uma delas. Por exemplo, no Curso de Música, o plano de estudos que, incluirá as disciplinas de Instrumentos, Educação Musical e Orquestra, abarcará, também, o Movimento (da área da Dança), e as expressões Dramática e Plástica (Visual).