Notícias

Conselho de Ministros decide novas medidas e directrizes para o combate à violência e à criminalidade

O Governo encontra-se reunido, durante esta tarde, num Conselho de Ministros Especializado sobre a Reforma do Estado e o Desenvolvimento Institucional de onde deverão sair medidas adicionais para a maior eficácia dos serviços relacionados à segurança nas mais diversas áreas, conforme confirmou, esta manhã, o próprio Primeiro-Ministro.

Agora no final da tarde o Primeiro-Ministro, José Maria Neves deverá conceder uma conferência de Imprensa para anunciar algumas medidas e directrizes para um funcionamento mais eficaz das instituições ligadas à segurança e para um combate mais efectivo à violência e à criminalidade.

Nesse âmbito, Neves promoveu, desde a semana passada, tendo começado por São Vicente, várias visitas a algumas dessas instituições em diversas áreas, para recolher subsídios, verificar in loco as boas experiencias em curso nesses serviços e saber das suas dificuldades e desafios. Assim, esta manhã, o Primeiro-Ministro esteve a visitar a sede do Comando da Polícia Nacional, bem como a do Estado Maior, o quartel da 3ª região militar e as instalações do Centro de Operações de Segurança Marítima (COSMAR).

Depois de visitar as instalações da direcção da Polícia Nacional e conferir os novos sistemas de monitorização via satélite dos veículos policiais e da central de atendimento de urgências da Polícia Nacional (PN), José Maria Neves mostrou-se bastante satisfeito, afirmando que a PN é hoje uma instituição “consolidada” e “prestigiada”.

“Vejo que há um enorme avanço em termos do trabalho da PN visando o reforço da segurança e ordem públicas”, salienta, embora admitindo que ainda é preciso trabalhar mais para fazer face e “fazer diminuir” os diversos tipos de violência e criminalidade, pois a criminalidade tende a aumentar, tendo-se verificado um aumento no ano findo na ordem dos sete por cento.

Neves destaca os crimes passionais, muito em destaque nos últimos dias na comunicação social e a delinquência juvenil que é um grande desafio para toda a sociedade cabo-verdiana. Daí que apele, mais uma vez ao maior envolvimento da sociedade em geral para um combate mais eficaz e que tenha como vertente principal a prevenção pela educação dos cidadãos.

Um apelo “à tolerância, para mais paz, mais amizade, para uma maior intervenção da sociedade, dos órgãos da comunicação social, das igrejas, das organizações da sociedade civil, de todos nós trabalharmos para termos uma sociedade com mais amizade, mais paz, mais fraternidade e menos violência.

Ainda na manhã de hoje, o Chefe do Governo visitou a sede do Estado Maior e o quartel da 3ª Região Militar, tendo se inteirado das acções das Forças Armadas no combate à violência nas urbes com a “Operação Coruja” que está na sua segunda fase e que já conseguiu recuperar cerca de 75 armas de fogo roubadas às Forças Armadas e prender os suspeitos envolvidos nesse golpe.

Isso, para além da apreensão de várias outras armas, desde pistolas, espingardas, incluindo de fabrico caseiro, as chamadas “Boka Bedju”, facas e outras armas brancas. Uma operação que segue o seu curso com enorme sucesso até o momento.

Mais uma vez, deixou palavras elogiosas às Forças Armadas que considera, sem dúvidas, “Republicanas”, o que constitui um enorme ganho para a Democracia. AS forças Armadas, diz, aderiram desde logo aos valores democráticos e “são um exemplo no mundo”.

A visita ao COSMAR foi, da mesma forma, muito revelador dos grandes desenvolvimentos ao nível da vigilância do nosso amplo território marítimo, sendo o caso “Lancha Voadora” um exemplo disso, sendo que a monitorização através dos sistemas satélite ligados ao Centro ajudou a localizar o navio em alto mar.

Mais notícias sobre a visita desta manhã e sobre as medidas do Conselho de Ministros, a serem anunciadas na conferencia de logo mais serão publicadas ainda esta tarde.