O Governo aprovou nesta quinta-feira, 26 de Maio, em sede do Conselho de Ministros, uma resolução que cria a Comissão Interministerial para Chã das Caldeiras. O Gabinete de Reconstrução do Fogo foi extinto, avançou o porta-voz do Governo, Elisio Freire porque, sublinha, “falhou nas suas principais atribuições”.
Essas atribuições, conforme Elisio Freire, traduzem-se nos principais problemas que ficaram por resolver, nomeadamente “não ter uma estratégia clara, não ter conseguido resolver os problemas de alojamento e da retoma da actividade económica das populações, nem a questão de ordenamento da própria região de Chã das Caldeiras. Por isso, não fazia sentido continuar com este gabinete e autorizar daquela forma o dinheiro público”.
Assim, o Governo criou uma Comissão Interministerial para Chã das Caldeiras que terá que propor um conjunto de soluções ao Governo, sendo que num primeiro momento vai definir o mecanismo de entrega às famílias as casas em fase final e reabilitação, nas localidades de Monte Grande e Achada Furna, de modo a garantir uma boa gestão das mesmas. Caberá, também, a esta comissão propor ao Governo cenários de realojamento das famílias não contempladas com as casas mencionadas e, ainda, fazer todo o monitoramento da população residente de Chã das Caldeiras e um preparar um conjunto de soluções com vista a retoma de atividades económicas das famílias.