Notícias

Conselho de Ministros classifica como património histórico e cultural nacional o LP “Boas Festas” de Luís Morais

O Governo decidiu classificar como património histórico e cultural nacional o LP “Boas Festas”, de Luís Morais, gravado em 1967, editado em Rotterdam-Holanda, pela Casa Silva, com o selo da Morabeza Records e composto por doze faixas, distribuídas em números iguais pelas duas faces do LP. Na face I encontram-se os temas Maria Graciela, Outra vez, Regresso, Anildo Morais, Infelizmente e Saudades, enquanto na face II aparecem os temas Linda melodia, Última hora, Ilídio, Sonhando, Felicidades à família e Boas Festas. 

lp luis morais“Esta classificação para além de valorizar, proteger e promover o LP “Boas Festas, contribuirá para que a nação global tome, ainda mais, consciência do valor desta obra, sua importância e do papel que desempenha enquanto elemento de união da nação cabo-verdiana”, diz o Ministro da Presidência do Conselho de Ministros, Démis Lobo Almeida.

O LP em vinil «Boas Festas», da autoria do músico Luís Morais é, seguramente, um dos mais emblemáticos registos discográficos que enformam a música cabo-verdiana.

No disco, todo ele dominado pela coladeira-samba, destaca-se o clarinete como instrumento solista, magistralmente executado por Luís Morais. O acompanhamento é assumido pelo célebre conjunto Voz de Cabo Verde, uma referência incontornável da música cabo-verdiana e do qual Luís Morais foi cofundador.

Boas Festas é um disco intemporal que está inscrito na memória coletiva dos cabo-verdianos, quer pelo seu alto valor artístico intrínseco, quer pela carga afetiva que lhe está subjacente; 

“Em Cabo Verde, Boas festas é o disco mais ouvido de todos os tempos, tendo a magia de remeter toda a nação cabo-verdiana para a quadra festiva, como, de resto o próprio título sugere”, acrescenta o porta-voz do Conselho de Ministros.

O tema Boas Festas é um autêntico hino oficial da quadra festiva no qual sucessivas gerações de cabo-verdianos, dentro e fora do país, se revêm. Toca profundamente a alma dos cabo-verdianos espalhados pelos quatro cantos do globo, pelo que se torna legítimo encará-lo como mais um dos elementos que contribuem para o reforço da nossa identidade cultural. 

 

 O LP vinil “Boas Festas” reúne os valores patrimoniais necessários para uma classificação à escala nacional.