Notícias

Conferência “Investimentos em saúde, Segurança Sanitária e Desenvolvimento económico: Contributos para o setor do Turismo”

A nível global o grande desafio dos sistemas de saúde dos países é como fazer face às ameaças de doenças de carater epidémico que rapidamente se propagam de um país para outro, tendo a grande mobilidade de pessoas e bens neste mundo globalizado, onde também os riscos de ocorrência de crises sanitárias de grandes proporções também facilmente se globalizam.

Logo_MSSS_site.jpg

As crises sanitárias vividas pelos países, como a epidemia por vírus da doença Ébola, ameaçam a saúde das populações, as economias e a segurança sanitária dos países. A resiliência dos sistemas e serviços de saúde dos países, dependem não apenas dos recursos e capacidades de respostas internas de cada país, mas também das capacidades de respostas disponíveis nos distintos países, que constituem uma determinada região. A propagação de epidemias é um desafio permanente que atravessa fronteiras e requer respostas coordenadas.

Com efeito na última década foram assinalados 55 surtos de doenças no continente africano, sendo que 42 tiveram lugar nos países da Africa Ocidental. Cabo Verde nos últimos anos enfrentou epidemias provocadas por doenças transmitidas pelos mosquitos, tais como Dengue, Zika e ameaças de introdução de outras doenças como Febre-amarela, que ocorre em países com os quais o país tem fortes ligações, no que diz respeito a mobilidade de pessoas e bens, tendo em conta que existe o mosquito vetor da doença no país.

A abordagem One Health, Uma Só Saúde, interpela os países a reforçar as capacidades intersectoriais nacionais e regionais para uma vigilância colaborativa das doenças, e a preparação para as epidemias, por meio de redução de fraquezas dos sistemas de saúde humana e animal.

Neste contexto, o Ministério da Saúde e da Segurança Social organiza uma Conferência cujo tema versará sobre “Investimentos em saúde, Segurança Sanitária e Desesenvolvimento económico: Contributos para o setor do Turismo”, hoje, dia 14 de fevereiro, das 14H30 às 16H30, na Sala de Conferencias do Palácio do Governo.

Trata-se de uma oportunidade única para num ambiente multissetorial e multidisciplinar discutir e debater as correlações entre o investimento no setor da saúde, a segurança sanitária nacional e o contributo para o desenvolvimento económico de Cabo Verde, tendo o setor do Turismo como aspeto sensível nesta questão.