Notícias

“Condecoramos estes homens por serem dignos depositários da cultura ancestral do povo cabo-verdiano” – MCIC, Abraão Vicente

O Ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, Abraão Vicente, entregou, em nome do Governo de Cabo Verde, cinco Medalhas de 2º Grau de Mérito Cultural, a cinco ilustres figuras da cultura cabo-verdiana.

O Ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, Abraão Vicente, entregou, em nome do Governo de Cabo Verde, cinco Medalhas de 2º Grau de Mérito Cultural, a cinco ilustres figuras da cultura cabo-verdiana.
Um reconhecimento e um tributo a Valdomiro Dias, Manuel Pina, mais conhecido por Nenelo, António Félix Lopes, Fausto do Rosário e Henrique Pires, todos da ilha do Fogo, pelos serviços prestados à nação cabo-verdiana. “Condecoramos estes homens por serem dignos depositários da cultura ancestral do povo cabo-verdiano. Por isso, agradeço em nome de Cabo Verde e em nome de toda a nação cabo-verdiana pelo vosso contributo e o trabalho de elevação da nossa cultura”, afirmou o MCIC, Abraão Vicente.
A cerimónia contou com a presença de todos os presidentes das câmaras da ilha do Fogo, Nuías Silva, Alberto Nunes e Fábio Vieira, o deputado da nação pela região do Fogo, Filipe Santos, e vereadores da cultura dos três municípios, para além dos familiares dos condecorados e responsáveis das instituições da ilha.
O momento de condecoração contou com uma demostração dos tamboreiros e do canizade. Duas manifestações da ilha do Fogo que são fortemente vividos por toda a comunidade, abrilhantando e dando mais força ao momento simbólico. “Este é, ainda, um reconhecimento pelo contributo abnegado não só pela preservação da memória, mas pela continuação da pedagogia e da passagem de conhecimento pela história”.
Na ilha do Fogo foram cinco os condecorados de uma lista de 68 personalidades e agrupamentos culturais a nível nacional que recebem a mesma homenagem.
“Mais que dizer parabenizar estas cinco figuras da cultura da ilha do Fogo, é preciso que compreendam esta homenagem estende-se, também, à sua geração, aos seus alunos, às suas comunidades”.
Ainda, segundo o titular da pasta da cultura, a Medalha de Mérito Cultural significa que o Estado de Cabo Verde destaca os cidadãos que contribuem de uma forma excecional, com a excelência do seu desempenho e engajamento comunitário.
“Espero sintam que esta Medalha de Mérito Cultural é um tributo da nação das ilhas e da diáspora pelo papel de relevância e inigualável que representam para a comunidade e para a nossa cultura”.