No cumprimento do Plano Nacional de Sustentabilidade Energética (PNSE) e do Plano de Desenvolvimento Sustentável (PEDS) foram instalados em 15 habitações dessas comunidades sistema de kits fotovoltaico fora da rede elétrica (off grid), garantindo o acesso à energia elétrica a 15 famílias.
As comunidades de Lagoa e Achada Lagoa de Tarrafal de Santiago foram as primeiras comunidades a beneficiar do projeto “Energia e Desenvolvimento Sustentável das Comunidades” no âmbito do projeto de Eficiência Energética em Equipamentos e Edifícios (PEEE).
No cumprimento do Plano Nacional de Sustentabilidade Energética (PNSE) e do Plano de Desenvolvimento Sustentável (PEDS) foram instalados em 15 habitações dessas comunidades sistema de kits fotovoltaico fora da rede elétrica (off grid) garantindo o acesso à energia elétrica a 15 famílias.
No país cerca de 95% das famílias tem acesso à energia elétrica, contudo a meta nacional que se pretende alcançar é de ter 100% incluindo as localidades isoladas e fora da rede, com acesso à eletricidade segura, sustentável, viável e moderna.
Cumprindo assim com o desidrato do Governo e o PNSE que visa uma transição para o setor energético seguro, eficiente, sustentável e com acesso universal.
Para além dos kits fotovoltaicos, os beneficiários foram capacitados na preservação e manutenção dos sistemas instalados e sensibilizados a adotarem de boas práticas de poupança de energia.
O projeto “Energia e Desenvolvimento Sustentável das Comunidades” irá contribuir para a melhoria da qualidade de vida das populações nas localidades de Lagoa e Achada Lagoa.
O PEEE é um projeto do Governo de Cabo Verde financiado pelo Fundo Global para o Ambiente (GEF) e pelo Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas.
A instalação dos kits foi feito pelo CERMI.