As infraestruturas da Comunidade Terapêutica de Ribeira de Vinha em São Vicente, deverão ser inauguradas em finais do mês de julho, informou o Ministro da Saúde, Arlindo do Rosário, durante uma visita de trabalho efetuada nesta quinta à cidade de Mindelo, anunciando um conjunto de projetos para o setor da Saúde para a ilha de Monte Cara e não só.
As infraestruturas da Comunidade Terapêutica de Ribeira de Vinha em São Vicente, deverão ser inauguradas em finais do mês de julho, informou o Ministro da Saúde, Arlindo do Rosário, durante uma visita de trabalho efetuada nesta quinta à cidade de Mindelo, anunciando um conjunto de projetos para o setor da Saúde para a ilha de Monte Cara e não só.
A Comunidade Terapêutica de Ribeira de Vinha, que irá servir de referência à região Africana, segundo Arlindo do Rosário, deverá funcionar nos mesmos moldes que a Granja de São Filipe, na Cidade da Praia, onde são atendidos utentes/pacientes dependentes de substâncias psicoativas de ambos os géneros, num processo de recuperação e reinserção social.
O Ministro acrescentou, ainda que, com a avançar das obras e com as condições que estão sendo criadas, a Comunidade Terapêutica de Ribeira de Vinha, uma infraestrutura que considera ser um dos maiores centros de terapia ocupacional da nossa sub-região, deverá entrar em funcionamento o mais breve possível.
“A infraestrutura vai permitir o internamento num período relativamente longo, de seis a oito meses, para tratamento e depois a reinserção social de quem estiver aqui (na Comunidade Terapêutica de Ribeira de Vinha) a ser tratado”, sublinhou Arlindo do Rosário, para quem São Vicente vai ter um “grande centro de referência nesta matéria”.
Segundo o Ministro, os técnicos e profissionais de saúde, que deverão integrar a equipa desta instituição, já está sendo capacitados para o início do funcionamento desta estrutura de saúde.
Arlindo do Rosário ficou muito satisfeito com o que viu e ouviu relativamente às obras visitadas em São Vicente. Para além da Comunidade Terapêutica Ocupacional de Ribeira de Vinha, o Ministro também visitou as obras do centro ambulatório do Hospital Baptista de Sousa e considerou que esta obra também está a caminhar a um “bom ritmo” para ser concluído até finais deste ano.
“A perspetiva é termos nos próximos anos um grande centro hospitalar da região norte de Cabo Verde” afirmou.
Arlindo do Rosário anuncia novos projetos para o setor de Saúde em S. Vicente
Durante a sua visita, o Ministro também anunciou um conjunto de projetos em carteira para o setor da saúde em São Vicente e Cabo Verde em geral.
Para São Vicente, avançou, trata-se do projeto para a construção do Centro de Saúde de Monte Sossego que deverá ser submetido a concurso, uma vez que o Ministério já tem garantido o financiamento. O projeto da nova maternidade e pediatria do Hospital batista de Sousa já está na sua fase avançada e conta com o financiamento do Governo chinês.
Ao nível de Cabo, Verde Arlindo do Rosário adiantou que na semana que vem vai lançar a primeira pedra para a construção do Centro de Saúde de Ribeira das Patas em Porto Novo, assegurando, também, que o Governo já tem financiamento para a construção do Centro de Saúde de Achada Monte e São Miguel, São Salvador do Mundo, Ribeira Grande de Santiago e Brava.
O titular da pasta da saúde mostrou-se satisfeito com “diversos equipamentos” recebidos pela Delegacia de Saúde de São Vicente que está a transformar-se num centro de diagnóstico, afirmou que o aparelho de Raio X que permite “aliviar” a demanda para o hospital central está a funcionar normal e garantiu que o Governo está a trabalhar para o reforço dos cuidados primários de saúde em toda a ilha.
Durante a sua visita a São Vicente, o Ministro Arlindo do Rosário manteve um encontro com o Conselho de Administração do HBS e visitou alguns postos sanitários da ilha.
De notar que esta deslocação do Ministro da Saúde à ilha de S. Vicente enquadra-se no âmbito de uma visita de 3 dias que o Governante faz as ilhas de Monte Cara e das Montanhas tendo na agenda uma serie de visitas às estruturas de saúde e o lançamento das obras de centro de Saúde de Ribeira das Patas.