Notícias

Comunidade Terapêutica de Ribeira de Vinha inaugurada em julho

As infraestruturas da Comunidade Terapêutica de Ribeira de Vinha em São Vicente, deverão ser inauguradas em finais do mês de julho, informou o Ministro da Saúde, Arlindo do Rosário, durante uma visita de trabalho efetuada nesta quinta à cidade de Mindelo, anunciando um conjunto de projetos para o setor da Saúde para a ilha de Monte Cara e não só.

As infraestruturas da Comunidade Terapêutica de Ribeira de Vinha em São Vicente, deverão ser inauguradas em finais do mês de julho, informou o Ministro da Saúde, Arlindo do Rosário, durante uma visita de trabalho efetuada nesta quinta à cidade de Mindelo, anunciando um conjunto de projetos para o setor da Saúde para a ilha de Monte Cara e não só.

A Comunidade Terapêutica de Ribeira de Vinha, que irá servir de referência à região Africana, segundo Arlindo do Rosário, deverá funcionar nos mesmos moldes que a Granja de São Filipe, na Cidade da Praia, onde são atendidos utentes/pacientes dependentes de substâncias psicoativas de ambos os géneros, num processo de recuperação e reinserção social.

O Ministro acrescentou, ainda que, com a avançar das obras e com as condições que estão sendo criadas, a Comunidade Terapêutica de Ribeira de Vinha, uma infraestrutura que considera ser um dos maiores centros de terapia ocupacional da nossa sub-região, deverá entrar em funcionamento o mais breve possível.

“A infraestrutura vai permitir o internamento num período relativamente longo, de seis a oito meses, para tratamento e depois a reinserção social de quem estiver aqui (na Comunidade Terapêutica de Ribeira de Vinha) a ser tratado”, sublinhou Arlindo do Rosário, para quem São Vicente vai ter um “grande centro de referência nesta matéria”.

Segundo o Ministro, os técnicos e profissionais de saúde, que deverão integrar a equipa desta instituição, já está sendo capacitados para o início do funcionamento desta estrutura de saúde.

Arlindo do Rosário ficou muito satisfeito com o que viu e ouviu relativamente às obras visitadas em São Vicente. Para além da Comunidade Terapêutica Ocupacional de Ribeira de Vinha, o Ministro também visitou as obras do centro ambulatório do Hospital Baptista de Sousa e considerou que esta obra também está a caminhar a um “bom ritmo” para ser concluído até finais deste ano.

“A perspetiva é termos nos próximos anos um grande centro hospitalar da região norte de Cabo Verde” afirmou.

 

Arlindo do Rosário anuncia novos projetos para o setor de Saúde em S. Vicente

 

Durante a sua visita, o Ministro também anunciou um conjunto de projetos em carteira para o setor da saúde em São Vicente e Cabo Verde em geral.

Para São Vicente, avançou, trata-se do projeto para a construção do Centro de Saúde de Monte Sossego que deverá ser submetido a concurso, uma vez que o Ministério já tem garantido o financiamento. O projeto da nova maternidade e pediatria do Hospital batista de Sousa já está na sua fase avançada e conta com o financiamento do Governo chinês.

Ao nível de Cabo, Verde Arlindo do Rosário adiantou que na semana que vem vai lançar a primeira pedra para a construção do Centro de Saúde de Ribeira das Patas em Porto Novo, assegurando, também, que o Governo já tem financiamento para a construção do Centro de Saúde de Achada Monte e São Miguel, São Salvador do Mundo, Ribeira Grande de Santiago e Brava.

O titular da pasta da saúde mostrou-se satisfeito com “diversos equipamentos” recebidos pela Delegacia de Saúde de São Vicente que está a transformar-se num centro de diagnóstico, afirmou que o aparelho de Raio X que permite “aliviar” a demanda para o hospital central está a funcionar normal e garantiu que o Governo está a trabalhar para o reforço dos cuidados primários de saúde em toda a ilha.

Durante a sua visita a São Vicente, o Ministro Arlindo do Rosário manteve um encontro com o Conselho de Administração do HBS e visitou alguns postos sanitários da ilha.

De notar que esta deslocação do Ministro da Saúde à ilha de S. Vicente enquadra-se no âmbito de uma visita de 3 dias que o Governante faz as ilhas de Monte Cara e das Montanhas tendo na agenda uma serie de visitas às estruturas de saúde e o lançamento das obras de centro de Saúde de Ribeira das Patas.