Notícias

Comunidade em Luxemburgo satisfeita com desenvolvimento de Cabo Verde

O entendimento geral é de que Cabo Verde tem estado a crescer e a desenvolver de forma exemplar e sem precedentes. "Quem tem olhos pode facilmente comprovar isso", afirma um dos interlocutores.

Estes frisam o discurso claro e a visão ampla de José Maria Neves que tem sabido conduzir um processo de transformação em Cabo Verde como nunca antes visto. A ampla reforma e aposta na modernização das infra-estruturas, na educação, etc., "mostram que o Primeiro Ministro tem uma visão clara e sabe o que quer para Cabo Verde", sublinha um outro emigrante.

Contudo, há ainda algumas questões que preocupam, caso do "tratamento desigual" e descriminatório que dizem receber, muitas vezes, das alfândegas e de outros serviços de apoio aos investimentos dos emigrantes. Um constrangimento que garante o Ministro dos Negócios estrangeiros, José Brito, está a ser devidamente endereçado, com a formação dos funcionários publicos e da modernização dos serviços.

Chama, contudo, a atenção para alguma subjectividade dos próprios emigrantes nessa matéria, que às vezes, por desconhecimento dos processos, sentem alguma dificuldade em levar adiante seus projectos de investimento. Legalmente, as facilidades concedidas aos emigrantes são "rigoramente as mesmas concedidas aos investidores estrangeiros", sublinha o Primeiro-Ministro, fora  outras vantagens legais.

A inserção e a educação (dificuldades na escola devido essencialmente à barreira da língua) dos emigrantes aqui em Luxemburgo é algo que preocupa não só os próprios, como os Governos de Cabo Verde e Luxemburgo, sendo que será, certamente, tema de conversa entre os dois chefes do Governo na segunda-feira.

A violência e criminalidade em Cabo Verde são preocupações que mereceram a consideração de José Maria Neves que falou do novo código penal proposto pelo Governo e à espera de aprovação parlamentar entre outras medidas legislativas, mas também de programas sociais e de reinserção dos jovens.

Nisso destacam-se as reformas nas cadeias com programas de formação profissional e educação dos presidiários, o centro Orlando Pantera para reinserção dos adolescentes em conflicto com a lei,  para além dos muitos investimentos nos jovens como os Centros de Juventude e o novo projecto de Centro de Juventude móvel, as bolsas escolares e os fortes investimentos na educação e ensino superior, etc.

Soluções e medidas que mostram um Governo atento aos problemas e com propostas de soluções práticas para a contínua melhoria da qualidade de vida dos cidadãos cabo-verdianos, nas ilhas e na diáspora.

"Ouvindo-lhe falar, Senhor Primeiro Ministro, dá-nos alento e vontade de regressar à terra", afirma uma jovem.