Monteiro considerou uma "feliz coincidência" que a sua primeira viagem oficial à frente do novo ministério tenha sido justamente a esse país que já na sua tomada de posse teria afirmado ser uma das suas grandes prioridades, dada as dificuldades dos nossos patrícios.
"Estou a realizar a minha primeira visita oficial na qualidade de Ministro das Comunidades e é uma feliz coincidência ter sido aqui em São Tomé…". Aquando da sua tomada de posse, Sidónio Monteiro afirmara ser "uma das grandes prioridades do meu ministério era precisamente uma atenção especial às comunidades de São Tomé e Príncipe e dos outros países africanos, mas muito particularmente da comunidade aqui de São Tomé e Príncipe ao longo dos anos, mas que pretendemos continuar a reforçar, tendo em algumas carências que temos verificado, e tendo em conta também a necessidade da sua melhor integração e a possibilidade que nós temos de contribuir para que os descendentes dos cabo-verdianos aqui possam melhorar a sua condição de vida e contribuir, cada vez mais para o desenvolvimento de São Tomé e Príncipe", diz Sidónio Monteiro.
Recorda-se que o Governo vem contribuindo com pensões para a população idosa dos cabo-verdianos residentes em São Tomé, para além da instalação e funcionamento de uma escola do ensino básico em Príncipe para os filhos dos cabo-verdianos e cujos professores são missionários cabo-verdianos pagos pelo Governo de Cabo Verde. Trata-se de um enorme apoio, considerando as muitas dificuldades no que concerne ao acesso à educação aqui nessas pequenas ilhas do Equador.
Também a nível da formação profissional e superior, dezenas de são-tomenses, em especial os descendentes de cabo-verdianos, estão a estudar em escolas cabo-verdianas com bolsas do Governo cabo-verdiano.
Nesta quinta-feira Sidónio Monteiro e José Maria Veiga estarão de visita à zona sul da ilha de São Tomé para visitar algumas dependências (antigas roças) e empresas ligadas à agricultura e à pesca.