Notícias

Comunidade cabo-verdiana de Geneve encontra-se com Ministro Jorge Santos

Jorge Santos enalteceu o facto de a nossa comunidade estar bem integrada na Suíça, e ser reconhecida como uma comunidade trabalhadora e felicitada como tal pelas autoridades daquele país europeu.

O Ministro das Comunidades reuniu-se, na tarde de domingo,  com elementos da comunidade cabo-verdiana em Geneve para a auscultação dos seus anseios e preocupações, conhecer a realidade vivida pela comunidade e para passar informações sobre as novas políticas públicas do Governo para a Diáspora.

Jorge Santos enalteceu o facto de a nossa comunidade estar bem integrada na Suíça, e ser reconhecida como uma comunidade trabalhadora e felicitada como tal pelas autoridades daquele país europeu.

Elencou uma série de ferramentas criadas em Cabo Verde para garantir conectividade funcional com as suas comunidades no mundo, diminuindo a distância, facilitando  a integração e a participação efetiva dos cabo-verdianos no processo de desenvolvimento do país de origem.

O Ministro das Comunidades aproveitou a oportunidade para informar sobre o interesse do Governo em promover o investimento da Diáspora no país,  com produtos criados para o efeito, para além das contas a prazo, designadamente instrumentos legais, tal como o Estatuto de Investidor Emigrante bem como os diversos benefícios fiscais já regulamentados.

Os participantes mais jovens manifestaram interesse em ter mais informações sobre as possibilidades de investimento no país de origem, apelando às autoridades cabo-verdianas no sentido da redução da burocracia administrativa, da garantia de um sistema de transportes aéreos e marítimos mais eficiente,  de uma comunicação mais eficaz com as Comunidades, da criação de incentivos para atrair profissionais cabo-verdianos jovens para Cabo Verde, ressaltando o interesse de muitos em trabalhar e investir em Cabo Verde.

Alguns participantes jovens aproveitaram o momento e apresentaram os seus projetos e investimentos em Cabo Verde.

A conversa entre o Ministro Jorge Santos e a comunidade cabo-verdiana em Geneve foi muito profícua e decorreu numa sala de uma Escola Primária genovesa, gentilmente cedida para o efeito pelo seu diretor,  um jovem cidadão cabo-verdiano, Humberto Lopes.