Na sequência das últimas notícias veiculadas, o Ministério da Agricultura e Ambiente vem por esta via comunicar que o incêndio florestal ocorreu no perímetro florestal de São Jorge no concelho de São Lourenço dos Órgãos na localidade de Longueira, mais precisamente, na zona do Mato Moniz que fica situado no sopé da montanha Pico d’Antónia.
Segundo informações recolhidas pelos técnicos do Ministério, o incêndio que foi detetado pela população local, às 13 horas do dia 5 de abril, e consumiu cerca 6,5 ha do perímetro florestal. Todavia, por volta das 19 horas, o fogo foi dado como extinto.
Participaram no combate ao incêndio, um total de 76 pessoas, pertencentes ao Ministério da Agricultura e Ambiente (10), Câmara Municipal de São Lourenço dos Órgãos, Corpos de Bombeiros de São Lourenço dos Órgãos(8), São Salvador do Mundo(4), Santa Catarina(6) e Praia (5), Cruz Vermelha (12) e as Forças Armadas.
Segundo as informações recolhidas, verificou-se que o incêndio foi superficial, sem causas de ascensão à copa das árvores, mas com os estratos herbáceos e arbustivos a serem os mais prejudicados (essencialmente os das encostas). Naquele perímetro florestal, coabitam as espécies Eucalyptus sp. (espécie dominante); Lantana camara (Lantuna), Furcraea gigantea (Karapati) e Dichrostachys cinerea (espinhu Kachupa), Casuarina sp. e cupressus sempervirens.
Determinou-se que a equipa técnica constituída reunirá todas as condições para a avaliação dos danos e análise de impacto do incêndio.