Notícias

Comunicado – Manuais Escolares

A crescente globalização e as mudanças tecnológicas exigem renovações permanentes das práticas educativas para acompanhar a sociedade de informação e conhecimento, o que constitui um desafio acrescido e complexo, que relaciona simultaneamente o desenvolvimento da democracia, da economia e da sociedade. Neste contexto, o futuro económico, social e político do país depende do comprometimento da sociedade cabo-verdiana na materialização de uma agenda ambiciosa e adequada para o setor da educação.

  1. Por isso, mesmo tendo constatado no terreno, de como os professores e os alunos estão se adaptando aos novos manuais, devidamente corrigidos, o Governo, ciente da preocupação da população e seguro do ensino de qualidade que se quer para o país, decidiu fazer a reimpressão dos manuais, por forma que os novos materiais sejam disponibilizados o mais breve possível, em substituição dos que estão em uso, sem qualquer encargo para os pais, encarregados de educação e a sociedade em geral.
  1. Com essa decisão, estamos a avançar com um processo de troca e substituição dos manuais já editados, pelos novos materiais corrigidos.
  1. Salvaguardando o ambicioso Plano Curricular para o Ensino Básico Formal do ano letivo 2017-2018, que materializa um investimento a nível do reforço da língua portuguesa, da matemática e das ciências, o Governo vai lançar concursos a nível nacional, no sentido de proceder à reedição, impressão e disponibilização dos novos manuais.
  1. Assim, o Governo reitera a sua convicção de estar perante um novo e ousado programa educativo, pelo que defende a sua continuidade no sistema educativo nacional. As alterações e reformas que foram introduzidas no sistema de aprendizagem da matemática, a título de exemplo, vêm no sentido de tornar a disciplina mais fácil, atrativa, e eficaz, tendo em consideração os dados que mostram que estamos diante de uma disciplina que sempre teve fraco desempenho, materializado nas elevadas taxas de reprovação.
  1. Estamos assim a reafirmar a continuidade do Programa, acautelando o essencial, que é o conteúdo, sem sobressaltos para o ano letivo em vigor.
  1. O Governo estará ainda, nos próximos dias, a assinar protocolos com as Empresas de Telecomunicações nacionais, de maneira a que se possa disponibilizar os manuais, também, em plataformas digitais. Desta forma, permite-se o acesso gratuito aos pais, encarregados de educação e a toda a sociedade, dos novos manuais.
  1. Por último, reafirmamos a nossa confiança na Ministra da Educação, Família e Inclusão Social, Dra. Maritza Rosabal, na materialização das políticas educativas do Programa do Governo da IX Legislatura.