Foi com a mais profunda consternação que tomámos conhecimento do desaparecimento físico do Sr. Francisco Rodrigues, Cônsul Honorário da República de Cabo Verde em Gotemburgo – Suécia, funções que exercia desde 1995.
A Comunidade Cabo-verdiana na Suécia vê-se assim privada de uma figura de referência. Após anos de trabalho na Suécia, o que lhe valeu uma rica experiência, Francisco Rodrigues foi desde sempre um defensor da causa cabo-verdiana, que soube traduzir de forma inquestionável ao longo da sua vida.
No desempenho das suas funções consulares, trabalhou de forma incansável na defesa dos interesses da Comunidade Cabo-verdiana na Suécia e no Gotemburgo de forma particular, e de Cabo Verde promovendo de forma activa as relações com a Suécia.
Na memória de muitos fica a disponibilidade e generosidade que o caracterizaram bem como o apoio prestado a Comunidade cabo-verdiana na Suécia.
A direcção política do Ministério das Relações Exteriores e todos os funcionários, solidarizando-se com a família enlutada neste momento de dor, apresentam as suas mais sentidas condolências e a expressão da sua profunda solidariedade, por tão irreparável perda.
Gabinete do Ministro das Relações Exteriores, na Praia, aos 01 de Dezembro de 2013
O Ministro
_________________
Jorge Borges