Notícias

Comissão Organizadora ultima preparativos para acto central dos 40 anos da Independência

O Primeiro-Ministro, José Maria Neves, participou esta manhã na segunda reunião da Comissão Nacional Organizadora do 40º Aniversário da Independência de Cabo Verde, na Presidência da República, para conferir os detalhes em relação aos preparativos para o acto central das comemorações, que ocorrem nos dias 4 e 5 de Julho (Dia da Independência Nacional), assim como a aprovação do logotipo das comemorações, com as cores da bandeira nacional.

neves independent1Logo após a reunião, o Presidente da República, enquanto porta-voz do grupo, deu conhecimento à imprensa sobre alguns aspectos do programa de actividades inseridas nas comemorações centrais.

Segundo o Chefe de Estado cabo-verdiano “o essencial das comemorações é que há um conjunto de acções que são descentralizadas e que tem um aspecto rico no ponto de vista simbólico e cultural”. Entre os destaques desta programação para os dias 04 e 05 de Julho, Jorge Carlos Fonseca avança a realização de uma noite cultural, no dia 04, uma velada cultural, onde participarão 20 compositores nacionais de várias gerações que serão também homenageados juntamente com alguns nomes históricos da música das Ilhas, já falecidos, a título póstumo

Para o dia 05 de Julho os grandes destaques vão para a inauguração da Avenida Aristides Maria Pereira (a via que dá acesso ao aeroporto Internacional da Praia- Nelson Mandela), a tradicional cerimónia de imposição de coroa de flores junto ao memorial Amílcar Cabral, assim como o desfile da parada militar, anteriormente prevista para o dia anterior mas que se decidiu pela sua realização no dia 05 de Julho. Ainda no grande dia haverá, logo pela manhã, uma missa de acção de graças.

O Presidente da República lembra que as comemorações do 40º Aniversário da Independência Nacional tiveram início já desde o ano passado, devendo estender-se até Outubro deste ano com um “vasto e descentralizado” programa.

Ainda o esclarecimento de que o Presidente das ilhas Seychelles, James Michel, já não virá para as referidas comemorações centrais do 40º aniversário da Independência Nacional devido a eleições antecipadas no seu país que acontecem nessa altura.   

Da reunião desta terça-feira participaram, para além do Primeiro-Ministro e do Presidente da República, o presidente da Assembleia Nacional, Basílio Mosso Ramos, o Ministro da Cultura Mário Lúcio Sousa, o Presidente da Câmara Municipal da Praia, Ulisses Correia e Silva e restantes membros da Comissão.

De referir que, logo após esta reunião da Comissão Nacional organizadora do 40º Aniversário da Independência de Cabo Verde, o Chefe do Executivo e o Chefe de Estado fizeram o habitual encontro das terças-feiras para o habitual balanço da actividade governativa e necessárias coordenações entre os dois poderes.