De 01 a 07 de agosto é comemorado a Semana Mundial do Aleitamento Materno, este ano sob o lema “Aleitamento Materno: Presente saudável, futuro sustentável”. Um tema que retrata a situação atual do mundo: o desenvolvimento sustentável e que uma reflexão que ultrapassa os limites da questão ecológica da amamentação.
Este tema da SMAM 2016 abordará o aleitamento em relação à sustentabilidade e, sua importante contribuição para atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Os ODS foram criados a partir dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) e cobrem uma gama de questões sobre ecologia, economia e equidade.
Este ano a Semana Mundial da Amamentação irá se concentrar nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) que os governos ao redor do mundo se comprometeram a alcançar até 2030. Os novos ODS aspiram combater as causas da pobreza e oferecer uma visão de desenvolvimento que funcione para todas as pessoas em todos os lugares.
O lema deste ano tem como objetivo informar as pessoas sobre as novas metas de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e como eles se relacionam com a amamentação e a alimentação complementar ;ancorar firmemente a amamentação como um componente-chave do desenvolvimento sustentável; estimular uma variedade de ações em todos os níveis sobre a amamentação e alimentação complementar saudável na nova era do ODS, bem como envolver e colaborar com uma ampla gama de atores em torno da promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno.
Neste âmbito, o Ministério da Saúde e da Segurança Social e parceiros realiza no próximo dia 05 de agosto um workshop, que será presida pelo Ministro da Saúde e da Segurança Social, Arlindo do Rosário.
A nível nacional, as estruturas de saúde estão a desenvolver várias atividades com objetivo de promover o aleitamento materno e na Cidade da Praia para além das atividades nos serviços de saúde, no dia 06 será realizada uma atividade na Praça Cruz de Papa em Achada de Santo António com a população.