Notícias

Combate à dengue: Parceiros de desenvolvimento já estão em Cabo Verde

Ajudas concretizadas:

O Governo do Brasil disponibilizou um médico especialista que se encontra neste momento a trabalhar com as autoridades cabo-verdianas, no sentido de fazer um levantamento das necessidades reais, susceptíveis de serem fornecidas pelo referido Governo.  

Entretanto, as autoridades francesas têm já no terreno, uma equipa de oito pessoas incluindo médicos e enfermeiros, que trouxeram equipamentos clínicos necessários e se encontram instalados no Centro de Saúde, de Achada de Santo António, na Praia, colaborando desde Domingo passado nas consultas, diagnósticos e tratamento da doença.

Portugal é outro parceiro que reagiu com rapidez ao apelo lançado, tendo o Governo português disponibilizado um especialista em doenças tropicais que se encontra afectado aos serviços de cuidados intensivos do Hospital Agostinho Neto (HAN), na Praia. A acrescentar a chegada este fim-de-semana de uma equipa portuguesa composta de quatro médicos e quatro enfermeiros para reforçar os serviços de urgência e de cuidados intensivos do HAN.

Apoios previstos:

De Portugal prevê-se ainda a chegada nos próximos dias de uma equipa da AMI (Assistência Médica Internacional) composta por dois médicos e quatro enfermeiros com vista a reforçar o pessoal do Hospital, em São Filipe, na Ilha do Fogo.

Da Holanda chega terça-feira à noite, um barco com insecticidas, pulverizadores e fardas protectoras para ajudar na eliminação das larvas dos mosquitos.

De Cuba deve chegar também terça-feira dois especialistas no combate à malária e à dengue, com o objectivo de descobrir e eliminar as larvas do mosquito vector desta doença. Os técnicos cubanos permanecerão na Praia o tempo que se mostrar necessário para aplicação do biolarvicida em concertação com o pessoal do Ministério da Saúde.

Da Espanha aguarda-se, através da Cruz Vermelha desse país, pelo envio de medicamentos e equipamentos clínicos, apoio ao Governo no financiamento das actividades de campanha de informação sobre a dengue.

Através da OMS, já se encontra em Cabo Verde, quatro especialistas da Suíça – equipa de MSF (Médicos Sem Fronteira) e dois especialistas na área da pediatria vindos da Tailândia.

União Europeia disponibilizou recursos, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento (FED) e de outros instrumentos como a Comissão Europeia de Ajuda Humanitária (ECHO), para ser utilizado pela OMS no apoio a Cabo Verde.

Manifestações de apoio a Cabo Verde foram feitas também pelos Governos regionais da Madeira e das Ilhas Canárias.

O Ministério dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Comunidades informa ainda que continua disponível para fornecer informações referentes a esta questão e actualizar dados relativos aos apoios vindos do exterior.