Notícias

Cluster do agro-negócio é já realidade

O Primeiro-Ministro, José Maria Neves, inaugurou esta segunda-feira o Centro de Formação Profissional em Transformação Alimentar de São Lourenço dos órgãos, que é mais uma prova de que o «cluster» do agro-negócio  começa a organizar-se e a assumir-se num importante pilar de transformação e crescimento do país, conforme sublinhou José Maria Neves. Mais dois centros idênticos serão inaugurados nos próximos dias, no Fogo e em Santo Antão.

O Governo de José Maria Neves, como ele próprio sublinhou na sua intervenção durante a cerimónia de inauguração do novo Centro de Formação Profissional em Transformação Alimentar em São Lourenço dos Órgãos, desde sempre elegeu a agro-pecuária como sector chave no combate à pobreza e ao desemprego e como instrumento para a transformação do mundo rural.

Mas, mais do que isso, o Executivo desenvolveu e vai implementando, com sucesso, toda uma estratégia de implementação e desenvolvimento do Agro-negócio como um «cluster», um importante pilar de transformação e crescimento da economia nacional.

O Cluster do agro-negócio já é uma realidade cada vez mais presente e inegável, basta ver todo o investimento feito, só em matéria de mobilização de água estão a ser movimentados mais de 200 milhões de euros.

“Nós estamos a revolucionar claramente o mundo rural, a mobilizar mais água, a empresarializar e financiar o desenvolvimento do sector e formar o capital humano para transformarmos os produtos agrícolas e acrescentarmos valor para inserirmos no mercado turístico e exportarmos produtos de alto valor acrescentado”

Adentro dessa estratégia, o Executivo aposta forte na capacitação dos nossos agricultores e pecuaristas, daí essa forte aposta numa rede de centros de formação e cursos profissionalizantes em matéria da agricultura, pecuária e também pescado, mais concretamente na transformação dos produtos alimentares, como forma de acrescentar valor a um produto que possa ser inserido no mercado turístico e ser exportado.

“É o que estamos a fazer nesta escola de transformação agrícola”, lembrando de outros investimentos da mesma natureza prestes a serem inauguradas, ainda antes do final deste mês, tanto na ilha do Fogo como em Santo Antão. Também recentemente foi inaugurado a escola de hidroponia e culturas protegidas na cidade da Praia, outro projecto de capital importância para esta nova dinâmica que se quer impor ao sector agro-pecuário. (leia também os textos: «PM: Centro de Hidroponia é mais uma prova da implementação da Agenda de Transformação» e «Investimentos na agricultura movimentam milhões de escudos».

No que diz respeito ao centro hoje inaugurado, trata-se de uma escola muito bem equipada para a formação em diversas especialidades ligadas à conserva e transformação de produtos alimentares que são as seguintes: conservação e transformação de frutas e legumes, conservação e transformação de lacticínios, peixes e carnes, transformação de bebidas e laboratório de ensaios (análises químicas, físico-químicas, microbiológicas e organolépticas). O centro cujo investimento global foi de 700.000,00 Euros, foi financiado pela Cooperação Luxemburguesa.

Ainda relacionado, de referir que no dia 20 de Julho, José Maria Neves inaugura a barragem da Faveta, e no dia seguinte desloca-se ao Fogo para inaugurar o supracitado Centro pós Colheita, para além do sistema de Bombagem de Água, um parque de energia solar para a bombagem de água para irrigação, em São Filipe. No dia 25 deste mês, o chefe do Governo estará em Santo Antão para inaugurar o Centro de Formação e Transformação Agro-alimentar em Santo Antão.