Notícias

CILSS e parceiros realizam encontro de discussão sobre a campanha agrícola 2017-2018

No contexto do dispositivo regional de prevenção e gestão das crises alimentares (PREGEC) no Sahel e África Ocidental, o CILSS e seus parceiros técnicos e financeiros promovem um encontro restrito de discussão da campanha agrícola 2017-2018, que decorrerá na Sala de Conferências do hotel Praia Mar, de 29 a 30 de junho de 2017.

A cerimónia de abertura deste evento, está marcada para as 09h00 do dia 29 de junho, no Hotel Praia Mar e contará com a presença do Ministro da Agricultura e Ambiente, Gilberto Silva.

A frequência das crises alimentares e nutricionais tem sido uma preocupação constante na região do Sahel e da África Ocidental. As causas subjacentes a estas crises prendem-se com os efeitos conjugados do crescimento demográfico, da pobreza, das oscilações e disfuncionamento dos mercados, das variações climáticas, etc. Esta realidade motivou, dentre outras ações, a implementação do dispositivo regional de prevenção e gestão das crises alimentares, enquanto instrumento de seguimento, análise e avaliação permanente da situação alimentar e nutricional. Implementado pelo CILSS e seus parceiros técnicos e financeiros, o dispositivo promove espaços de concertação regulares permitindo agir na prevenção das crises alimentares na região do Sahel e da África Ocidental.

A presente reunião restrita do dispositivo constitui a primeira organizada para discutir a campanha agrícola 2017/2018, prestes a começar, pelo que o encontro incidirá essencialmente na análise das previsões climatológicas e hidrológicas estabelecidas para a campanha agro-pastoril para os países costeiros do Golfe da Guiné e do Sahel.  Servirá igualmente para a atualização das informações sobre a situação alimentar  e nutricional das populações no inicio da campanha e estabelecerá os planos de intervenção  de forma a facilitar e a reforçar o dispositivo de seguimento da campanha agro-pastoril  2017/2018 e a segurança alimentar e nutricional na região.

A reunião contará com a participação dos experts do CILSS, dos representantes dos organismos internacionais e regionais, (FAO, OMM, CSAO, FEWS NET, ACMAD) das organizações intergovernamentais, (UEMOA, CEDEAO/ARAA) parceiros técnicos e financeiros, (USAID, UE) organizações humanitárias (ECHO, PAM, OCHA, OFDA/USAID) ONG´S (OXFAM GB, Save the Children, CRS etç e representantes dos sistemas de informação de segurança alimentar e nutricional e alerta precoce nacionais.