As afirmações de Fernando Elísio Freire foram feitas à imprensa, no âmbito da visita que o Ministro está a efetuar hoje, 03 de março, ao Concelho de Ribeira Grande de Santiago visando constatar o grau de cumprimento de várias ações enquadradas na parceria entre a Câmara Municipal e o Governo.
O Ministro de Estado, dos Assuntos Parlamentares, da Presidência do Conselho de Ministros e Ministro do Desporto, Fernando Elísio Freire, disse hoje que o caminho definido para a Ribeira Grande de Santiago (RGS), há três anos, está a ser cumprido com consistência e qualidade, tendo destacado que aquilo que havia sido definido nas várias áreas, através do programa PRAA e do Fundo do Turismo, está a tornar a Cidade Velha cada vez mais um município preparado para ser efetivamente um Património Mundial da Humanidade.
As afirmações de Fernando Elísio Freire foram feitas à imprensa, no âmbito da visita que o Ministro está a efetuar hoje, 03 de março, ao Concelho de Ribeira Grande de Santiago visando constatar o grau de cumprimento de várias ações enquadradas na parceria entre a Câmara Municipal e o Governo.
“Vê-se que estamos a cumprir”, disse o Ministro para quem, através dessa parceria, foi possível reabilitar um conjunto de localidades e há toda uma requalificação em curso que se está a fazer em várias aldeias do município, bem como a orla marítima, também em andamento.
Conforme constatou o governante, “há mais reabilitação, há mais saneamento, há mais capacidade de as pessoas viverem e compreenderam o que é património mundial da humanidade”.
Para Elísio Freire, o conjunto de obras estruturantes em curso demonstra que a Câmara Municipal deve continuar neste caminho para tornar a vidas das pessoas mais aprazível, pois com muito mais recursos e competências, disponibilizados no quadro da parceria com o Governo, verifica-se uma mudança para melhor neste município.
De entre as obras em curso, o Ministro referiu-se à estrada que liga Cidade Velha a Santana como um compromisso antigo, tanto do governo central como do governo local, destacando que já está em construção e vai ser asfaltada, permitindo maior mobilidade e desencravamento de uma localidade muito importante para o desenvolvimento do concelho da Ribeira Grande de Santiago, pois tem grande potencial agrícola e turístico.
A nível do desporto, Elísio Freire salientou ter visto que o caminho percorrido é muito interessante, pois constatou a implementação de medidas para a promoção e prática do desporto no concelho e de várias placas desportivas já reabilitadas, nomeadamente em S. Martinho Grande, na Cidade Velha, entre outras.
No que tange ao Estádio Municipal, o titular da pasta do Desporto frisou que se trata de um projeto estruturante e de grande dimensão da Câmara Municipal, afirmando acreditar que o arrelvamento estará pronto ainda este ano.
O Presidente da Câmara Municipal da RGS, Manuel de Pina, sublinhou, por sua vez, que com a parceria com o Governo, o município contou com a transferência de competências e recursos financeiros que têm promovido o desenvolvimento sustentável do concelho.
“Neste momento temos cerca de 14 obras estruturantes em várias localidades, que tem trazido uma outra dinâmica na vida das famílias do nosso município. A nível do desporto estamos muito bem servidos, dentro de três a quatro meses o estádio municipal estará concluído e temos construções de estradas estruturantes, requalificação urbana de várias localidades e entre outras”.
Referiu-se ainda à requalificação do património religioso como a Igreja de Nossa Senhora do Rosário, o projeto da orla marítima, ou seja, “são infraestruturas que tínhamos idealizado em 2008, mas que em 2016 passaram a ser implementadas efetivamente com muito sucesso”, enfatizou.
Estas infraestruturas mencionadas e outras que vão ser iniciadas serão, de acordo com Manuel de Pina, concluídas ainda neste ano 2020, antes do final de mandato.