Notícias

Cidade da Praia acolhe a Conferência dos Estados Insulares Africanos

A abertura da Conferência dos Estados Insulares Africanos, que se inicia amanhã, dia 16, e será presidido pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros e Comunidades, Luís Felipe Tavares. O Encontro de Altos Representantes precede a Reunião Ministerial que se realiza no dia 17 do corrente mês e que contará com representantes de Comores, Guiné Bissau, Maurícias, São Tomé e Príncipe e Seychelles. No 17 De Dezembro, terá lugar o ato de Abertura Solene da Reunião Ministerial.

Durante as sessões de trabalho serão abordadas temáticas relativas à dinâmica da implementação da Agenda Africana 2063, do SAMOA Pathway, da Agenda 2030 dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, as Energias Renováveis, a Economia Azul, o Financiamento para o Desenvolvimento, o seguimento da COP21 e COP22 da Convenção das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas.

O Mundo enfrenta grandes e crescentes desafios para alcançar um desenvolvimento sustentável para todos e, por razões várias, os Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento e os países africanos são aqueles para os quais as dificuldades continuarão a ser maiores.

Face à inadequada atenção dada aos seus países, enquanto Estados Insulares e Africanos em Desenvolvimento e apesar de serem reconhecidos em praticamente todos os foruns regionais e internacionais como sendo merecedores de uma atenção especial, e cientes da necessidade de aprofundarem a concertação para a adoção de uma estratégia conjunta de atuação nesse contexto, os Representantes Ministeriais de Cabo Verde, Comores, Guiné Bissau, Maurícias, São Tomé e Príncipe e Seychelles, decidiram reunir-se na Praia, Cabo Verde, para discutirem vias e formas para se ultrapassar as barreiras e tornar efetivas as recomendações e compromissos existentes a nível regional e global, com relação aos mesmos.

A Conferência da Praia pretende proporcionar espaço para um dialogo estratégico sobre questões de interesse comum e sobre a atuação futura do grupo. Sob a forma de discussões temáticas animadas pelos Ministros, a Conferência analisará a estratégia do grupo SIDS Africano e Madagáscar no seu posicionamento nas varias instancias internacionais com particular destaque na União Africana.

O Sistema das Nações Unidas em Cabo Verde tem sido parceiro na organização dessa Conferência Ministerial.