Notícias

Cidadãos e empresas atestam a excelência da Casa do Cidadão

Os dados do estudo de satisfação dos clientes da Casa do Cidadão (CC), levado a cabo no ano de 2016, concluíram que esta instituição mantém o seu nível de excelência do ponto de vista dos seus utentes, continuando a ser uma referência quer para as famílias quer para os empresários.

Os inqueridos avaliaram igualmente o grau de facilidade de acesso a serviços das Casas de Cidadão, disponibilizados eletronicamente, através do portal www.portondinosilha.cv e declaração eletrónica de impostos, em todos os domínios, em todos como “altamente satisfatória”.

Por outro lado, importa realçar que, de acordo com o mesmo estudo, os níveis de avaliação consistentes mais baixos foram registados nas ilhas de Santo Antão e do Maio e os mais altos em Santiago. Por isso, recomenda-se ““um seguimento mais apertado do funcionamento desses balcões e, eventualmente, aprofundar o estudo nestas duas ilhas”, lê-se no documento.

Outro dado relevante e que importa aqui realçar é que, nas ilhas da Boa Vista e do Sal, fruto das intervenções em função dos resultados dos estudos anteriores permitiu uma melhoria significativa dos serviços prestados aos utentes.

As análises dos dados do presente ano mostram que a chamada de atenção sobre a dificuldade em manter ou melhorar os níveis de satisfação dos utentes é real. “Pela primeira vez, não obstante a avaliação em todos os itens continuar boa, regista-se uma queda comparativamente aos anos anteriores”, lê-se igualmente no estudo. Isto porque a expetativa com relação aos serviços da Casa do Cidadão é cada vez enorme, o que faz com que os clientes sejam cada vez mais exigentes na sua avaliação.

Não obstante esses valores estarem ligeiramente abaixo dos anos anteriores, os serviços da Casa do Cidadão continuam a ser muito mais bem avaliados do que os outros serviços da Administração Pública.

Importa referir que, a Casa do Cidadão alicerçada nas Tecnologias de Comunicação e Informação, visa essencialmente estabelecer um novo paradigma de prestação de serviços públicos.

Desde novembro de 2007 a prestar vários serviços aos cidadãos e empresas, tem contribuído para desburocratização e simplificação de vários processos elementares para o destrate de questões quotidianas.

São notórios a satisfação e o impacto que a Casa Cidadão regista desde a sua instituição, mas ainda assim torna-se necessário a realização de rigorosos estudos de satisfação dos clientes em relação a Casa do Cidadão e a performance da Administração Pública, como forma de acompanhar e monitorizar de forma mais precisa a satisfação e as expetativas dos cidadãos com relação à prestação de serviços públicos.

A Casa do Cidadão, é uma Instituição certificada em ISO9001:2015, que tem seu foco único e exclusivo no cidadão, tem que estar sempre alerta nas tendências e atenta às necessidades dos seus clientes.

Queira encontrar aqui o Estudo Satisfação Clientes – 2016.