Notícias

China financia projecto de Campus Universitário da Uni-CV

O Primeiro-Ministro, José Maria Neves, recebeu nesta quarta-feira, da boca do embaixador chinês em Cabo Verde, Du Xiaocong, a confirmação oficial da aprovação por parte do Governo da China, do projecto de construção do novo Campus Universitário da Uni-CV cujas obras deverão arrancar em breve, uma “excelente prenda de natal, como sublinhou Neves e mais um capítulo alto nas excelentes relações entre os dois países.

O encontro serviu para fazerem um balanço das relações governamentais, diplomáticas e económico-empresarial entre os dois países, para além de uma oportunidade do embaixador comunicar oficialmente a decisão do Governo chinês. E serviu também para Xiaocong transmitir as felicitações de natal e ano novo ao Primeiro-Ministro Neves da parte do seu homólogo chinês, Li Keqiang.

Logo após o encontro, o Chefe do Executivo falou à imprensa, dando conta da sua satisfação por receber esta notícia justamente nas vésperas do natal, o que constitui uma “excelente prenda de natal” por parte da China a Cabo Verde. O novo Campus Universitário da Universidade de Cabo Verde, sublinha José Maria Neves, irá ajudar a desenvolver ainda mais o ensino superior, na consolidação da Uni-CV enquanto uma universidade de excelência e, consequentemente, no desenvolvimento do capital humano do país.   

“Este é mais um momento alto nas nossas relações, uma vez que em 2016 vamos lançar as obras de construção do campo universitário da Uni-CV, que constitui um ganho enorme para o arquipélago e para a juventude cabo-verdiana”. O próximo passo, aponta, será discutir os detalhes técnicos e de financiamento do projecto, pelo que ainda não é possível precisar o orçamento para tal.

Também o embaixador Du Xiaocong falou à imprensa, realçando a forte amizade entre o povo chinês e o povo das Ilhas e que tem resultado, desde os primórdios da Independência de Cabo Verde, numa frutífera relação diplomática e de cooperação entre os governos e que poderá ser ainda mais reforçada com o novo acordo ente a China e o continente africano, aquando da última Cimeira Sino-Africana que decorreu recentemente na África do Sul.

Recorda-se que o presidente chinês, Xi Jinping anunciou em Joanesburgo a disponibilização de 60 mil milhões de dólares em fundos de apoio aos países africanos, sendo pelo menos cinco mil milhões em empréstimos isentos de juros e 35 mil milhões em empréstimos concessionais.

A China tem-se posicionado, desde 1975, como um dos principais parceiros de desenvolvimento de Cabo Verde e, sobretudo ao nível das infra-estruturas, realça Neves, este gigante asiático tem proporcionado várias “prendas” a Cabo Verde, elucida Neves que exemplifica com a barragem do Poilão, o Palácio do Governo, a reconstrução agora do Palácio da Presidência, o Palácio da Assembleia, o Estádio Nacional, entre outros.  

Essas relações vão sendo agora elevadas a patamares superiores no que tange também às relações económico-empresariais, como mostram a entrada de várias empresas chinesas, para além das tradicionais pequenas lojas de chineses por todo o país, entre os quais o maior projecto turístico até agora anunciado em Cabo Verde, o casino-resort que será edificado no ilhéu de Santa Maria (Djeu), pelo grupo empresarial, com base em Macau, liderado pelo milionário chinês, David Chow.

As obras, de acordo com as previsões, deverão iniciar-se já em Fevereiro de 2016.