Durante a inauguração que ocorreu numa das salas da sede do Serviço Nacional da Protecção Civil, José Maria Neves considerou a importância do acto de lançamento da primeira pedra do futuro Centro Tecnológico de Cabo Verde e que irá permitir criar mais e melhores condições de desenvolvimento de todo o projecto de uma plataforma tecnológica em Cabo Verde, com base nas novas tecnologias de informação e comunicação.
O objectivo estratégico do Governo, afirma Neves, "é construir um sector específico das TIC com peso expressivo e vector de especialização e internacionalização da economia, ao lado do turismo, dos transportes, dos serviços financeiros, das energias renováveis, das indústrias culturais",
Trata-se assim, de um projecto em parceria com o Governo chinês e a empresa chinesa HAWEI (que está entre as três maiores empresas de comunicação do mundo) para o upgrade da plataforma da Governação Electrónica do país e que está avaliado em torno de 17 milhões de dólares.
O Projecto prevê a criação do Centro Tecnológico que, na sua fase conclusiva, será um parque tecnológico com empresas no sector e um laboratório de pesquisas e desenvolvimento das TIC, o que irá contribuir fortemente para a competitividade sua crescente internacionalização. Nessa economia global, "quem não for competitivo não sobrevive", avisa o Chefe do Governo.
O projecto de upgrade da plataforma digital do Governo envolve ainda a ampliação da rede de fibra óptica do país para o alargamento da rede Internet do país e que irá assegurar a conectividade da rede do projecto "Mundu Novu", para além de permitir também ampliar as possibilidades para o projecto de ligação digital dos serviços de saúde e da Governação Electrónica em geral.
Essa primeira fase, hoje lançada, constituirá, essencialmente na construção do Data Center (Edifício e equipamentos) onde se localizará toda a estrutura tecnológica que irá suportar essa rede, ou seja o provedor do Estado, conforme explicou o Engenheiro Jorge Lopes, Gestor do Núcleo Operacional para a Sociedade de Informação.
O Governo, assegura José Maria Neves, continuará a investir forte na criação das condições para o desenvolvimento de um sector das TIC em Cabo Verde, contando para isso, com a participação das universidades e das empresas, apela.
Também o embaixador da China, Li Chunhua, realçou a importância das TIC para a competitividade de Cabo Verde e reafirmou a disponibilidade de seu Governo em colaborar com o nosso país para o desenvolvimento das suas capacidades.
Veja, aqui, na íntegra, o discurso de sua excelência, o_primeiro_ministro.