Notícias

Centro Nacional Ortopédico e de Reabilitação Física de Cabo Verde (CENORF) com espaço totalmente adaptado

As obras de reabilitação, iniciadas em novembro, tiveram como propósito a instalação, na sede do CENORF, de acessibilidades para as pessoas com deficiência e/ou mobilidade reduzida.

A cerimónia de inauguração do espaço reabilitado teve lugar na tarde de ontem, 3 de fevereiro, e contou com a presença do Ministro da Família e Inclusão Social, Fernando Elísio Freire, do Embaixador de Portugal, António Albuquerque Moniz, entre outras individualidades.

As obras de reabilitação, iniciadas em novembro, tiveram como propósito a instalação, na sede do CENORF, de acessibilidades para as pessoas com deficiência e/ou mobilidade reduzida.

Para o governante, esta reabilitação vai de encontro à filosofia do Executivo, no sentido de promover a inserção ativa da pessoa portadora de deficiência ou mobilidade limitada na sociedade, na economia e na família. E neste quadro, conforme referiu Fernando Elísio Freire, “o Governo tem agido em todos os setores, sendo que hoje as pessoas com deficiência estão isentas do pagamento de propinas desde o ensino pré-escolar até ao superior, incluindo o de formação profissional”.

Há um sistema de cuidados que permite aos profissionais desta área se deslocarem às residências para prestarem assistência a nível medicamentosa e outros, trabalho esse realizado em articulação com todas as Câmaras Municipais do país e com as ONG´s que atuam no setor, referiu ainda.

O Governo tem dado uma especial atenção a este setor, sendo que nos últimos 4 anos aumentou o financiamento, em 37%, a treze ONG´s com enfoque no setor de deficiência, e segundo Freire, “isto demonstra o engajamento do Governo de Cabo Verde em criar todas as condições para que as pessoas com deficiência tenham uma inserção ativa no mercado de trabalho e na sua vida quotidiana, sempre numa lógica de autonomia”.

Previsto está, já para o próximo ano, o aumento do financiamento e o reforço de ações de formação, em parceria com centros especializados, no sentido de transformar o Centro Nacional Ortopédico e de Reabilitação Física de Cabo Verde numa referência a nível nacional, e de forma a que pessoas de outras ilhas possam, também, serem cuidadas e tratadas neste espaço, assegurou o Ministro.