Orçado em cerca de 150 milhões de escudos cabo-verdianos, com financiamento do Estado e parceiros, incluindo as obras e os equipamentos necessários, trata-se de uma estrutura de dois pisos cujo o tempo de excussão da obra é de 14 meses.
O ato de lançamento das obras aconteceu neste sábado, 18 de junho, naquela localidade do município do Porto Novo em Santo Antão, presidido pelo Ministro da Saúde, Arlindo do Rosário, acompanhado do Edil local Aníbal Fonseca e da Diretora Geral do Planeamento Orçamento de Gestão do Ministério da Saúde, Maria do Rosário.
Prestigiada pela comunidade local e várias autoridades, o lançamento da primeira pedra para a construção do centro de saúde de Ribeira das Patas era uma revindicação antiga da população e um compromisso do Governo desta legislatura que ora vai tomando corpo, para o benefício das populações daquela comunidade e dos arredores.
Para o Ministro Arlindo do Rosário é uma “grande satisfação” poder levar esta boa noticia ás famílias de Ribeira das Patas que dentro de pouco tempo vão poder contar com a uma infraestrutura de saúde moderna e melhorar, significativamente, a prestação de cuidados de saúde na localidade. Pois, se antes contavam com um posto sanitário e a presença de uma enfermeira, num futuro próximo poderão contar com um centro de saúde que é uma estrutura de maior complexidade, com mais profissionais, entre médicos, enfermeiros e outros técnicos de saúde, para disponibilizarem cuidados de saúde primária.
“Este centro de saúde vem dar respostas aos problemas de saúde, de atenção básica, desta freguesia, e muitos problemas passarão a ser resolvidos no centro sem se deslocar a Porto Novo. O compromisso do Governo é que tudo vai ser feito para que esta obra seja um grande investimento”, disse o governante.
Para o Presidente da Câmara Municipal de Porto Novo, Aníbal Fonseca, está-se a materializar um dos grandes objetivos da saúde com Santo Antão, que é o compromisso do Governo para a construção do centro de saúde de Ribeira das Patas, com o objetivo de levar mais e melhor saúde as pessoas e promover melhor qualidade de vida e bem-estar, físico e psicológico, das famílias.
Aníbal Fonseca, no entanto, reconheceu que com a conjuntura internacional e nacional que se vive há mais de 2 anos (pandemia da Covid19, anos de seca e a guerra na Ucrânia) que tem criado desafios maiores ao Governo, não enfraqueceu as prioridades para o país que é a questão da segurança sanitária, tanto é que todos reconhecem que houve uma grande missão deste Governo na luta contra a pandemia.
Para o representante comunitário, este é um dia importante há muito aguardada pela população. Pois com a construção deste centro de saúde, vai ser notória outras vantagens, nomeadamente mais e melhor acesso à saúde, aos medicamentos e proteção do risco entre outros, reconhecendo a colaboração dos filhos da comunidade que disponibilizou o terreno para acolher esta grande obra que é José Luis Jardim.
Orçado em cerca de 150 milhões de escudos cabo-verdianos, com financiamento do Estado e parceiros, incluindo as obras e os equipamentos necessários, trata-se de uma estrutura de dois pisos cujo o tempo de excussão da obra é de 14 meses.
Na mesma ocasião, o Ministro da Saúde inaugurou ainda a Escola José Pereira Jardim e a sede do Clube de Futebol de Ribeira das Patas São-Joanenses.