As obras de construção do bloco operatório do Centro de Saúde da Boa Vista arrancam no início de julho, afirmou o Ministro da Saúde e da Segurança Social, Arlindo do Rosário, em declarações à imprensa durante a apresentação pública do projeto nesta segunda-feira, 17, durante a sua visita a ilha da Boa Vista.
As obras de construção do bloco operatório do Centro de Saúde da Boa Vista arrancam no início de julho, afirmou o Ministro da Saúde e da Segurança Social, Arlindo do Rosário, em declarações à imprensa durante a apresentação pública do projeto nesta segunda-feira, 17, durante a sua visita a ilha da Boa Vista.
“A obra já foi consignada e há garantia por parte do empreiteiro de que elas vão iniciar-se no início de junho, com prazo de execução de 12 meses. Estamos a dotar Boa Vista de maior competência e mais capacidade de resposta”, em termos de saúde.
Segundo Arlindo do Rosário, o crescimento populacional da ilha carece de respostas ajustadas. “Normalmente os centros de saúde não têm bloco operatório, isto só é possível nos hospitais, por isso estamos no caminho evolutivo”.
Esta iniciativa, enquadra-se no programa da visita de dois dias do governante à ilha, durante a qual foi feito ainda a entrega oficial de uma ambulância de suporte avançado de vida “bem equipada”, e que vai de encontro ás necessidades da Boa Vista, nomeadamente na área de emergência pré-hospitalar”, e que contou com o a pareceria entre o Ministério e o Fundo de Turismo.
A apresentação do projeto foi integrada ainda com a cerimónia de entrega oficial de uma motorizada, donativo oferecido ao ministério no quadro do plano de preparação e resposta ao combate ao surto vírus Zika, financiado pelo Banco Africano de Desenvolvimento (BAD).
No que toca a avaria no aparelho de Raio X e falta de equipamentos no laboratório do centro, o ministro garante que ainda esta semana o problema ficará resolvido. “O equipamento já está cá, precisa apenas da calibração e o técnico que irá proceder este trabalho vai estar na ilha ainda esta semana, para colocar o laboratório em pleno funcionamento” e relativamente do aparelho de radiologia, “amanhã chega um equipamento portátil, para ajudar a colmatar a situação do momento”.
O Governo de Cabo Verde negociou com o Governo Belga, um projeto de um milhão de contos cabo-verdianos, que engloba a aquisição e manutenção de um conjunto de equipamentos médicos hospitalares que serão colocadas em todas as ilhas do país, incluindo o Centro de Saúde da Boa Vista.
“Até a sua implementação vamos gerir os equipamentos que temos e dentro da medida do possível a nível nacional colmatar as necessidades e aguardar pela resolução definitiva”, referiu Arlindo do Rosário. No próximo mês estará em Cabo Verde uma equipa de engenheiros biomédicos belga para apresentação do projeto”.
Os dois dias de visita foram dedicados ainda a encontros com os colaboradores do Centro de Saúde e no âmbito das parcerias público-privadas reuniu-se com os membros do Conselho de Administração da Sociedade de Desenvolvimento Turístico das Ilhas de Boa Vista e Maio.
O programa desta visita de trabalho incluiu ainda uma visita guiada a instalações do Centro Educativo da Boa Esperança, acompanhado pela Delegada de Saúde da ilha, pelo Administrador, pelo Enfermeiro subintendente do Centro de Saúde de Boa Vista, tendo o ministro sido recebido pela gestora da escola.