Notícias

Centro de Formação de referência nacional: Variante completa 4 anos de reabertura

Nesses quatro anos o Centro formou cerca de 600 pessoas, das quais 130 concluíram a formação no dia de aniversário. Foram encerrados os cursos de bate-chapa (nível III), instalação e manutenção de sistemas informáticos, informática e capacitação de agricultores e criadores de gado de São Domingos.

A reabilitação do Centro é fruto da parceira do Governo de Cabo Verde e da Cooperação Portuguesa. Por outro lado, a Cooperação Luxemburguesa têm apoiado na formação de professores, no caso do ensino técnico em electromecânica automóvel.

A procura pelos cursos oferecidos pelo Centro da Variante, a qualidade do ensino e o desempenho dos profissionais formados pela escola no mercado, levam a Ministra Madalena Neves a afirmar que a batalha da valorização da formação profissional está ganha, porque foram estruturadas respostas específicas às demandas dos jovens e do mercado.

E o Governo investiu massivamente no sector. Dos 100 mil contos destinados à formação profissional em 2001, aumentou-se para um milhão e duzentos mil contos em 2010. A diversificação da oferta e a especialização dos centros é outro ponto de destaque.

Além dos investimentos na rede física (em 2006 eram 6 centros, em 2010 são 9), formou-se formadores, fez-se mudanças legais e institucionais, estruturou-se o Fundo de Financiamento da Formação Profissional e estão em implementação os gabinetes de empreendedorismo, em parceria com a Agência para o Desenvolvimento Empresarial e Inovação, ADEI.

Outro parceiro importante é o Programa Nacional de Luta Contra a Pobreza, com forte intervenção na qualificação dos beneficiários, na promoção de actividades geradoras de rendimento e na recuperação de habitações.

O Centro tem tido também um importante papel na inclusão social de jovens em situação vulnerável (entre aqueles que concluíram a última formação estão muitos jovens de bairros vulneráveis).

Por outro lado, a presença de muitas raparigas nos diversos centros têm promovido a equidade de género, o desenvolvimento social e a valorização dos recursos humanos.