Notícias

 𝐍𝐨𝐯𝐨 𝐂𝐞𝐧𝐭𝐫𝐨 𝐝𝐞 𝐃𝐢𝐚 𝐫𝐞𝐟𝐨𝐫𝐜̧𝐚 𝐚𝐩𝐨𝐢𝐨 𝐚 𝐜𝐫𝐢𝐚𝐧𝐜̧𝐚𝐬 𝐞 𝐚𝐝𝐨𝐥𝐞𝐬𝐜𝐞𝐧𝐭𝐞𝐬 𝐝𝐞 𝐀𝐜𝐡𝐚𝐝𝐚 𝐆𝐫𝐚𝐧𝐝𝐞 𝐓𝐫𝐚́𝐬 – Ministro Fernando Freire

O Ministro da Família, Inclusão e Desenvolvimento Social, Fernando Elísio Freire, inaugurou na tarde de ontem, 04 de fevereiro, o Centro de Dia de Achada Grande Trás, na cidade da Praia. Um espaço dedicado ao acolhimento e apoio a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.

Financiado pelo Fundo MAIS, este novo espaço integra a rede de Centros de Dia já existente no país, que inclui unidades na ilha da Boa Vista, dois em São Vicente, um na ilha do Sal e dois na cidade da Praia, em São Pedro Latada e Achada Santo António.

Os Centros de Dia têm como principal objetivo garantir um ambiente seguro e estruturado para crianças e adolescentes, promovendo o seu desenvolvimento pessoal e social, bem como fortalecendo o apoio às suas famílias. O espaço destina-se ao acolhimento de menores no período oposto ao das aulas, proporcionando atividades recreativas e educativas supervisionadas por técnicos especializados.

Na sua intervenção, o Ministro da Família, Inclusão e Desenvolvimento Social, Fernando Elísio Freire, disse que este Centro do Dia é mais uma aposta do Governo e vai ao encontro àquilo que é a pretensão do Governo em aumentar a proteção das crianças e adolescentes.

“O principal objetivo deste espaço é aumentar o nível de respostas às crianças que ficam em casa, no horário contrário à escola, ou quando não estão com as famílias, no sentido de terem um espaço seguro para ficarem,” firmou o Ministro.

A criação destes centros surge como uma resposta à necessidade de:

  • Assegurar o atendimento a crianças e adolescentes em situação de risco ou vulnerabilidade social;
  • Oferecer um ambiente seguro, protegendo-os de situações de risco no seio familiar ou comunitário;
  • Desenvolver atividades pedagógicas, recreativas e socioeducativas orientadas por educadores especializados;
  • Apoiar a reintegração escolar e incentivar o sucesso educativo;
  • Integrar e acompanhar adolescentes em formações profissionais e no desenvolvimento de competências para o mercado de trabalho;
  • Fortalecer a autoestima, as relações sociais e os vínculos familiares;
  • Promover a recuperação física e psicológica de crianças e adolescentes vítimas de violação de direitos.

A implementação destes espaços insere-se na estratégia do Governo de Cabo Verde para a promoção e proteção dos direitos das crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, prevenindo o insucesso e o abandono escolar e garantindo o seu bem-estar. Além disso, os Centros de Dia desempenham um papel essencial na prevenção de abusos, exploração infantil e outros riscos que possam comprometer o desenvolvimento das novas gerações no país.