A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa felicitou, esta segunda-feira, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) por completar 100 anos de existência e de história, “pelos ganhos e mudanças que impulsionou na melhoria das relações de trabalho, no diálogo tripartido e na luta pela dignidade humana a nível mundial”. Foi num discurso proferido, na tarde de ontem, pela Ministra da Justiça e Trabalho, Janine Lélis, que interveio em nome da comunidade.
A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa felicitou, esta terça-feira, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) por completar 100 anos de existência e de história, “pelos ganhos e mudanças que impulsionou na melhoria das relações de trabalho, no diálogo tripartido e na luta pela dignidade humana a nível mundial”. Foi num discurso proferido, pela Ministra da Justiça e Trabalho, Janine Lélis, que interveio em nome da comunidade.
Lembrou a Ministra da Justiça e Trabalho que o centenário “traz para os Estados membros responsabilidades acrescidas no que respeita à redefinição de políticas públicas e de estratégias integradas, para responder com eficácia, aos desafios do futuro de trabalho e à necessidade de revitalização do “contrato social”.
Janine Lélis realçou ainda o compromisso da CPLP com os com os objetivos da OIT, segundo os quais, a Paz universal e duradoura só pode ser estabelecida com base na justiça social e na dignificação do Trabalho. Por isso, é necessário “reforçar a cooperação internacional, assegurar a concretização dos princípios e direitos fundamentais no trabalho”.
Compromisso este que foi reiterado pelos países membros da CPLP através da Declaração dos Ministros de Trabalho e Assuntos Sociais, assinada no dia 17 de junho, por ocasião do centenário da OIT.