Notícias

“Celebrar as Forças Armadas é celebrar a sua disponibilidade e o seu sentido de missão para com o povo cabo-verdiano” – Janine Lélis

O Executivo já iniciou as reformas preconizadas para as Forças Armadas, no quadro do cumprimento do Programa do Governo para o setor da Defesa, como as reformas da Justiça Militar e do Serviço Militar Obrigatório a serem concluídas este ano. Igualmente, foi criada a Comissão para a introdução, pela primeira vez, da Autoridade Aeronáutica Militar em Cabo Verde.

Ao discursar no ato central que assinala do dia das Forças Armadas, a Ministra de Estado e da Defesa Nacional, Janine Lélis, assegurou que “temos todas as razões para celebrar a grandeza das nossas Forças Armadas”, que “reside na sua elevada missão Constitucional”.

Neste contexto destacou “as tarefas de elevadíssima responsabilidade” que as Forças Armadas têm, bem como “a coragem, a força, a energia, e o forte sentido patriótico”, com os quais têm cumprido as inúmeras missões que lhes são atribuídas.

Por estas razões, a Ministra de Estado e da Defesa Nacional assegurou que celebrar as Forças Armadas, “é celebrar a sua disponibilidade e o seu sentido de missão para com o povo cabo-verdiano, para com a Constituição da República e para com o Estado de Direito Democrático”.

Ao falar dos novos desafios que o país e o mundo atravessam, a Ministra Janine Lélis destacou as reformas que estão sendo introduzidas com vista a “dotar as Forças Armadas cabo-verdianas de mais meios, mas sobretudo de estratégias para colocá-las a nível dos desafios atuais e vindouros”. Uma reforma que se inicia com a revisão do Conceito Estratégico da Defesa, por entender o Governo que “a nossa realidade arquipelágica” indica que “as nossas ações e políticas de defesa devem estar voltadas para a nossa realidade social, económica e territorial”, assegurou.

Contudo, o Executivo já iniciou as reformas preconizadas para as Forças Armadas, no quadro do cumprimento do Programa do Governo para o setor da Defesa, como as reformas da Justiça Militar e do Serviço Militar Obrigatório a serem concluídas este ano. Igualmente, foi criada a Comissão para a introdução, pela primeira vez, da Autoridade Aeronáutica Militar em Cabo Verde e conta-se assinar o contrato para aquisição de uma aeronave para a Guarda Costeira ainda este mês.

Cabo Verde estará nos próximos meses “a reforçar a sua relevância estratégica para a defesa e segurança na região, em especial no Golfo da Guiné”, destacou a governante fazendo referência à instalação, no nosso país, da Sede da Zona G.

Na mesma linha, o Programa Soldado Cidadão conheceu uma nova roupagem e “para além do cumprimento das bases de instrução militar, estamos a dar aos nossos jovens, capacidades para a empregabilidade”, garantiu a Ministra Janine Lélis.

No seu discurso destacou o importante papel que os parceiros de cooperação têm tido “na construção dessa capacidade e no reforço dos nossos meios” e endereçou uma palavra de “apreço a todos os reservistas e reformados que se dedicaram em prol desta instituição” e, aos “funcionários militares e civis, que da mesma forma, todos os dias, têm contribuído para o sucesso desta instituição”.

As celebrações deste ano foram presididas pelo Chefe do Estado, José Maria Neves, quem segundo a Ministra Janine Lélis, “enquanto Comandante supremo das Forças Armadas tem a nobre atribuição de assegurar a fidelidade dessas Forças á Constituição da República e ás Instituições do Estado.