O Projeto do Novo Conceito Estratégico de Defesa Nacional foi apresentado ontem, 6 de novembro, na cidade do Mindelo, cumprimento assim o Programa do Governo, numa cerimónia presidida pela Ministra de Estado e da Defesa Nacional, Janine Lélis.
O Projeto do novo Conceito “é um documento estratégico e abrangente que apresenta os riscos e as ameaças nacionais e globais, enfatiza o potencial estratégico, identifica as vulnerabilidades mais significativas”, avançou a Ministra Janine Lélis, assegurando que o mesmo “propõe os objetivos nacionais a atingir, os interesses nacionais a preservar e, as alianças e parcerias a serem desenvolvidas”.
Segundo a Ministra de Estado e da Defesa Nacional, este documento “recomenda uma linha de ação política” e “é um documento público, que confere transparência às atividades do setor de Defesa, que engloba os mais diversos setores para um resultado comum pretendido que é o reforço da defesa e a segurança Nacional”.
Lembrou que “a versão vigente do Conceito Estratégico de Defesa Nacional, foi aprovada em 2011” e tendo em conta as mudanças e transformações no setor da defesa e da segurança, “torna-se premente inaugurar um novo ciclo de planeamento estratégico que conduza à elaboração e aprovação de novos instrumentos sectoriais de orientação para a ação política no setor da defesa.
Este momento que contou também com as intervenções do Presidente da Câmara Municipal de São Vicente, Augusto Neves e do Chefe do Estado-Maior das Forças Armadas, Contra-Almirante António Monteiro, reuniu os intervenientes do sector da defesa nacional, com vista a recolher as contribuições para o aperfeiçoamento deste documento estratégico.
O Projeto foi apresentado pelos membros da Comissão de Trabalho presentes, o Brigadeiro-General Antero Matos e o Diretor Nacional da Defesa, Tenente-Coronel Domingos Correia.