As palavras do Ministro foram proferidas no ato de apresentação de Tarrafal de Santiago como a Cidade Capital Cabo-verdiana da Juventude 2020 que aconteceu neste último sábado, 29 de fevereiro, naquele concelho.
O Ministro de Estado, dos Assuntos Parlamentares, da Presidência do Conselho de Ministros e Ministro do Desporto, Fernando Elísio Freire, evidenciou que a Cidade Capital Cabo-verdiana da Juventude CCCJ representa o intercâmbio entre as pessoas de várias áreas, baseando-se nos pilares da família, dos valores e da cidadania.
As palavras do Ministro foram proferidas no ato de apresentação de Tarrafal de Santiago como a Cidade Capital Cabo-verdiana da Juventude 2020 que aconteceu neste último sábado, 29 de fevereiro, naquele concelho.
A iniciativa CCCJ significa levarmos tudo aquilo que é criação, liberdade, tolerância, paz, virtude e força de juventude num lugar com organização para a projeção da imagem do nosso país como um país de jovens e que quer fazer grande a nível internacional.
A Família como o primeiro pilar indicado representa a formação pessoal de um jovem, que segundo Elísio Freire, pode ser irreverente, “que reivindica com educação, que respeita o próximo e que acredita que a sua reivindicação é algo bom, que não insulta ninguém, nem a nível público, nem no privado”.
Para o Ministro, é esse tipo de jovem que Cabo Verde almeja, realçando que isso depende da sua formação pessoal, tendo apelado aos jovens à educação, ao respeito, à liberdade, à tolerância e ao amor ao próximo.
Relativamente ao pilar Valores, Freire salientou que um jovem com valores representa um jovem preparado para receber formação, educação e preparado para enfrentar a vida, tendo lembrado que com o apoio às famílias, estes terão as condições de colocar os filhos na escola e permitir que os jovens possam ter oportunidades, através de formações.
Nisso, o Ministro lembrou que o Governo instituiu a gratuitidade do ensino até 12º ano para que todos possam frequentar a escola, mas também foi feita uma luta de civilização e conseguiu-se vencer e permitir que hoje todas as pessoas com deficiência tenham acesso gratuito ao ensino, desde o pré-escolar até ao ensino superior em Cabo Verde.
O terceiro pilar, a Cidadania, exprime a participação, a convivência, o relacionamento e o respeito ao próximo. “E é isto que estamos a fazer com a CCCJ, a juntar a juventude e acreditar que podemos desenvolver Cabo Verde”, realçou Elísio Freire para quem a CCCJ representa o intercambio entre as pessoas da cultura, do desporto, da educação e de várias outras para ver a/o capacidade/talento de cada uma para que haja criação de empresas, associações, clubes, etc.
Dirigindo-se aos jovens, o Ministro de Estado frisou que o CCCJ – Tarrafal, deve ser visto como um espaço de liberdade, de tolerância e do amor ao próximo, pois “devemos mostrar o que de melhor temos em nós e o melhor que existe no outro, para juntos podermos fazer coisas grandes acontecerem em Cabo Verde”.
Fernando Elísio Freire destacou que Tarrafal é durante o ano 2020 o centro das atividades que irão decorrer a nível da juventude em Cabo Verde e que os jovens devem participar e receber sempre com espírito positivo, de liberdade e tolerância, mas acima de tudo, com amor ao próximo.
“Cabo Verde e Tarrafal estão empenhados e orientados para aquilo que é o objetivo do desenvolvimento no mundo e do desenvolvimento sustentável. Queremos, juntos, conseguir fazer o desenvolvimento acontecer e juntos devemos fazer com que sejamos cada vez maiores”, concluiu.