A Ministra da Família e Inclusão Social, Maritza Rosabal, participou esta quarta-feira, 26, na apresentação do Perfil do Sem-Abrigo dos utentes do Projeto “Anjos da Noite” e na inauguração da “Casa Abrigo Municipal", uma iniciativa da Câmara Municipal da Praia, em parceria com o Ministério da Família e Inclusão Social.
A Ministra da Família e Inclusão Social, Maritza Rosabal, participou esta quarta-feira, 26, na apresentação do Perfil do Sem-Abrigo dos utentes do Projeto “Anjos da Noite” e na inauguração da “Casa Abrigo Municipal”, uma iniciativa da Câmara Municipal da Praia, em parceria com o Ministério da Família e Inclusão Social.
Maritza Rosabal enalteceu o trabalho da Direção da Ação Social da Câmara Municipal da Praia que, em concertação com o Ministério da Família e Inclusão Social, tem apoiado quem mais necessita, tendo em conta que o grande objetivo das politicas de inclusão é cuidar das pessoas sem restrições.
“O trabalho que se está sendo feito ao longo destes dois anos tem sido um trabalho notável, mas hoje é um momento especial porque se atinge uma meta importantíssima que é criar uma Casa de Abrigo Municipal, este é mais um passo na inclusão”, ressaltou.
A Ministra afirmou que a criação da “Casa Abrigo Municipal” é mais um passo para a promoção e garantia da inclusão social, lembrando que iniciativas do género tem sido desenvolvido um pouco por todo o país, de forma a incluir as pessoas que se sentem excluídas socialmente.
A governante garantiu que o Governo tem implementado políticas estruturantes de inclusão social em parceria com as Câmaras Municipais, através da municipalização da ação social e do reforço dos recursos e do capital humano.
“O Governo vai continuar com esta politica de municipalização da ação social e vai ser reforçado, porque as Câmaras Municipais são instituições que estão mais perto das populações”, assegurou a Ministra.
Por fim, Maritza Rosabal frisou que este reforço é garantido com o financiamento do Banco Mundial que pela primeira vez, financia um projeto de inclusão social em Cabo Verde, que irá reforçar a municipalização da ação social e a implementação e o alargamento do Rendimento Social Inclusão (RSI), bem como, a Inclusão Produtiva, para que as famílias possam ter rendimento.