Notícias

Carlos Veiga inicia as suas funções de Embaixador de Cabo Verde em Washington DC

Iniciando oficialmente as suas funções como Embaixador de Cabo Verde em Washington DC, após ter apresentado as cartas credenciais junto da Administração Americana e participado nos eventos da tomada de posse do novo Presidente dos EUA, Donald Trump, o Embaixador Dr. Carlos Veiga começou os seus contactos com as instituições americanas, principalmente, na capital e arredores.

3.jpg

Sendo umas das prioridades do Governo de Cabo Verde a de estreitar relações com instituições de ensino superior nos EUA, a primeira visita oficial do Embaixador Carlos Veiga foi à US Navy Academy, a mais prestigiosa escola naval dos EUA. O Embaixador foi recebido pelo Comandante, Coronel Stephen Liszewski e a sua equipa. Durante o encontro os dois discutiram a possibilidade de uma futura parceria entre a US Navy Academy e Cabo Verde, principalmente na área do ensino superior e intercambio.

O Embaixador Veiga teve ainda um encontro com o Dr. Kenneth Wollack, Presidente do National Democrat Institute. A NDI tem sido um excelente parceiro do Governo de Cabo Verde e, no quadro dessa parceria, recentemente realizou na Praia uma conferência regional sobre a transição democrática.

Durante o encontro foram discutidos os próximos passos da parceria e o papel que Cabo Verde poderá desempenhar na promoção dos princípios e valores da democracia na região e no mundo. A NDI enalteceu a excelente posição do país na recente publicação do 2016 Democracy Index da revista The Economist, salientando ser a demonstração de que Cabo Verde já é uma referência mundial em matéria de Democracia.

E na Embaixada em Washington, o Embaixador Carlos Veiga, recebeu uma delegação de potenciais investidores americanos interessados em investir em Cabo Verde em áreas como a energia, a construção de estradas e de habitações através de tecnologias inovadoras e de baixo custo e a recuperação de património imobiliário do país nos Estados Unidos. Neste quadro, o referido grupo está a preparar uma visita a Cabo Verde.

Igualmente, Carlos Veiga recebeu na Embaixada um representante do Edison Eletric Institute, uma associação de empresas prestadoras de serviços elétricos nos Estados Unidos, interessada em expandir a Cabo Verde o seu programa de relações internacionais, virado designadamente para a formação especializada de administradores e dirigentes das referidas empresas. Neste sentido, foi acordada a presença do CEO da ELECTRA numa cimeira dos parceiros do Instituto, a ter lugar em Abril em Washington, com vista à sua possível integração num compacto plurianual a discutir na referida cimeira.

O Embaixador Carlos Veiga recebeu, ainda, na Embaixada em Washington o Sr. Jon Lohman, Diretor da Virginia Folklife Program, Virginia Foundation for Humanities, sedeada na Universidade de Virgínia. Durante o encontro, foi discutida a possibilidade de intercambio cultural entre o Estado de Virgínia e Cabo Verde. Foi acordado a presença da Fundação no Atlantic Music Expo em Abril na Cidade da Praia e que em Outubro a Fundação receberá uma delegação de Cabo Verde composta por artistas Cabo-Verdianos para intercambio cultural na Cidade de Charlottesville no Estado de Virgínia.

Nos próximos dias o Embaixador Carlos Veiga vai continuar os seus contactos com várias instituições americanas, em diversos sectores, para reforçar, aprofundar e alargar até onde for possível as boas relações entre Cabo Verde e os EUA.