Iniciando oficialmente as suas funções como Embaixador de Cabo Verde em Washington DC, após ter apresentado as cartas credenciais junto da Administração Americana e participado nos eventos da tomada de posse do novo Presidente dos EUA, Donald Trump, o Embaixador Dr. Carlos Veiga começou os seus contactos com as instituições americanas, principalmente, na capital e arredores.
Sendo umas das prioridades do Governo de Cabo Verde a de estreitar relações com instituições de ensino superior nos EUA, a primeira visita oficial do Embaixador Carlos Veiga foi à US Navy Academy, a mais prestigiosa escola naval dos EUA. O Embaixador foi recebido pelo Comandante, Coronel Stephen Liszewski e a sua equipa. Durante o encontro os dois discutiram a possibilidade de uma futura parceria entre a US Navy Academy e Cabo Verde, principalmente na área do ensino superior e intercambio.
O Embaixador Veiga teve ainda um encontro com o Dr. Kenneth Wollack, Presidente do National Democrat Institute. A NDI tem sido um excelente parceiro do Governo de Cabo Verde e, no quadro dessa parceria, recentemente realizou na Praia uma conferência regional sobre a transição democrática.
Durante o encontro foram discutidos os próximos passos da parceria e o papel que Cabo Verde poderá desempenhar na promoção dos princípios e valores da democracia na região e no mundo. A NDI enalteceu a excelente posição do país na recente publicação do 2016 Democracy Index da revista The Economist, salientando ser a demonstração de que Cabo Verde já é uma referência mundial em matéria de Democracia.
E na Embaixada em Washington, o Embaixador Carlos Veiga, recebeu uma delegação de potenciais investidores americanos interessados em investir em Cabo Verde em áreas como a energia, a construção de estradas e de habitações através de tecnologias inovadoras e de baixo custo e a recuperação de património imobiliário do país nos Estados Unidos. Neste quadro, o referido grupo está a preparar uma visita a Cabo Verde.
Igualmente, Carlos Veiga recebeu na Embaixada um representante do Edison Eletric Institute, uma associação de empresas prestadoras de serviços elétricos nos Estados Unidos, interessada em expandir a Cabo Verde o seu programa de relações internacionais, virado designadamente para a formação especializada de administradores e dirigentes das referidas empresas. Neste sentido, foi acordada a presença do CEO da ELECTRA numa cimeira dos parceiros do Instituto, a ter lugar em Abril em Washington, com vista à sua possível integração num compacto plurianual a discutir na referida cimeira.
O Embaixador Carlos Veiga recebeu, ainda, na Embaixada em Washington o Sr. Jon Lohman, Diretor da Virginia Folklife Program, Virginia Foundation for Humanities, sedeada na Universidade de Virgínia. Durante o encontro, foi discutida a possibilidade de intercambio cultural entre o Estado de Virgínia e Cabo Verde. Foi acordado a presença da Fundação no Atlantic Music Expo em Abril na Cidade da Praia e que em Outubro a Fundação receberá uma delegação de Cabo Verde composta por artistas Cabo-Verdianos para intercambio cultural na Cidade de Charlottesville no Estado de Virgínia.
Nos próximos dias o Embaixador Carlos Veiga vai continuar os seus contactos com várias instituições americanas, em diversos sectores, para reforçar, aprofundar e alargar até onde for possível as boas relações entre Cabo Verde e os EUA.