Notícias

Carlos Monteiro participa na 1ª Reunião Consultiva Virtual de Ministros da Juventude sobre COVID-19

Organizada pela Comissão da União Africana, os participantes, para além, de discutiram as ações urgentes para apoiar a estratégia continental da pandemia de Covid-19, partilharam as melhores práticas para mitigar a disseminação e propagação do vírus e identificaram algumas áreas de apoio às estratégias de aceleração do país em relação à recuperação da COVID-19.

O Secretário de Estado Adjunto do Ministro do Estado, Carlos Monteiro, participou hoje, 17 de junho, em representação ao Ministro de Estado, na 1ª Reunião Consultiva Virtual de Ministros da Juventude da União Africana. Esta reunião vem na sequência da Pandemia do COVID-19, como forma de compartilhar experiências e estratégias nacionais para gerenciar interrupções, nas vidas e meios de subsistência dos jovens africanos.

Organizada pela Comissão da União Africana, os participantes, para além, de discutiram as ações urgentes para apoiar a estratégia continental da pandemia de COVID-19, partilharam as melhores práticas para mitigar a disseminação e propagação do vírus e identificaram algumas áreas de apoio às estratégias de aceleração do país em relação à recuperação da COVID-19.

Carlos Monteiro partilhou a experiência de Cabo Verde e as medidas adotadas para proteger a saúde, a renda das famílias, o acesso à educação e o apoio às empresas, salientando, que se o Governo não tivesse feito esforço para impedir a propagação do vírus, seria pior. Entretanto, realçou, que o Governo está ciente que o bloqueio teve efeitos terríveis, afetando os mais vulneráveis, incluindo dezenas de milhares de jovens.

Medidas essas, que segundo o Secretário de Estado, devem ser reforçadas num futuro próximo, de forma a garantir o aumento da taxa de emprego dos jovens, para que nenhum jovem seja deixado de fora do sistema educacional devido à queda na renda das suas famílias.

Neste processo, de acordo com o Governante, a participação efetiva dos jovens foi garantida através do Conselho Consultivo para jovens de sua Excelência, o Primeiro-ministro, que reuniu e deixou propostas de medidas que atendam às suas expectativas. Uma organização que permitiu ao Governo colocar os jovens no centro do processo de tomada de decisão em relação às políticas de juventude.

“Continuaremos a trabalhar com jovens, instituições e sociedade civil, lado a lado, para que as respostas sejam rápidas e possam chegar a todos que mais precisam. Estamos muito satisfeitos em ver que a maioria das soluções inovadoras para combater a pandemia surgiu de iniciativas de jovens, o que nos dá a coragem em continuar a fortalecer o nosso ecossistema de empreendedorismo e inovação. Esta é uma grande aposta do Governo de Cabo Verde”, afiançou durante a sua intervenção.

Durante a reunião, ainda, foram apreciadas as respostas no setor da juventude da União África com relação à Covid-19 e às oportunidades emergentes, bem como ocasiões para capacitação dos Ministérios da Juventude da União Africana.

O momento serviu, igualmente, para acolher o lançamento da iniciativa de competências para a janela de inovação do Financiamento para África.