Notícias

Carlos Monteiro enaltece atitude positiva dos deputados juvenis que deve servir de exemplo aos sujeitos parlamentares

ara o governante, ao que parece, os pequenos deputados têm acompanhado e bem as várias questões debatidas no Parlamento, porque denotam conhecer quais são os desafios cruciais que Cabo Verde enfrenta neste momento em ordem ao seu desenvolvimento.

O Secretário de Estado Adjunto do Ministro de Estado, Carlos Monteiro, afirmou hoje na Praia que a atitude positiva e o engajamento que demonstram os deputados infantojuvenis, independentemente da região por onde foram eleitos, no reconhecimento dos problemas e na vontade mostrada em resolvê-los no todo nacional, deve servir de exemplo para os sujeitos parlamentares convergirem na definição de soluções para os desafios do desenvolvimento sustentável de Cabo Verde.

As palavras do Secretário de Estado foram proferidas na sessão de abertura do Parlamento Infantojuvenil, na Assembleia Nacional, no âmbito da Comemoração do 30.º aniversário da Convenção dos Direitos da Criança.

Carlos Monteiro esteve atentamente a ouvir as intervenções dos deputados “mirins” das quais reteve o seu “engajamento na busca orientada de soluções mais do que na apresentação de problemas”, tendo realçado que é essa atitude que devemos cultivar em Cabo Verde.

Para o governante, ao que parece, os pequenos deputados têm acompanhado e bem as várias questões debatidas no Parlamento, porque denotam conhecer quais são os desafios cruciais que Cabo Verde enfrenta neste momento em ordem ao seu desenvolvimento.

“Sabemos que existem desafios que afetam as crianças, que estão reconhecidos e identificados por todos”, salientou Calos Monteiro, defendendo que é preciso orientar todo o esforço na procura de soluções.

Dirigindo-se aos deputados juvenis, avançou que a referida atitude positiva só terá o resultado que todos esperam, se os sujeitos parlamentares aproveitarem momentos como este para terem a noção exata de que há muitos problemas para além daqueles da nossa ilha ou concelho, ou seja, é saber priorizar no todo nacional e não apenas em relação à nossa região.

Por isso, espera o Secretário de Estado que dessa sessão de parlamento infantojuvenil saia também o exemplo para os deputados séniores de “uma nova atitude no nosso parlamento para que esses deputados juvenis se sintam também melhor representados.”

Durante a sessão desta manhã, foram levantadas algumas questões pelos deputados infantojuvenis como reforço na fiscalização da lei que proíbe o trabalho infantil, o empreendedorismo, o reforço de fiscalização nas leis sobre o alcoolismo recentemente aprovadas, bem como a insegurança, entre outras.

“Cabo Verde tem um quadro legal de garantia de direitos das crianças e dos adolescentes, mas também de pessoas com necessidades especiais, que devemos também reforçar a sua fiscalização para produzir melhores resultados”, frisou Monteiro.

O Secretário de Estado realçou ainda que celebrar os 30 anos da Convenção sobre os direitos das crianças deve honrar a todos, porque é importante reconhecer que durantes estes anos foram produzidos grandes avanços na luta pela garantia dos direitos das crianças. “Esta celebração significa incentivar a luta diária de várias instituições, não só governamentais, mas também as ligadas à sociedade civil que travam desafios todos os dias para garantir os direitos das crianças e dos adolescentes”.

De realçar que o parlamento infantojuvenil esteve reunida de 18 a 20 de novembro, na Cidade da Praia, e contou com a presença de 80 Deputados mirins, dos 22 municípios do país e as instituições nacionais que tem as crianças como foco.

O Secretário de Estado, Carlos Monteiro, ainda participou, em representação do Governo de Cabo Verde, na Sessão de Interpelação ao Governo, que aconteceu na manhã de hoje, 20 de novembro.