Notícias

Canárias e Cabo Verde reforçam cooperação regional da Macaronésia

A Cimeira realizada no arquipélago das Canárias, mais concretamente na Presidência do Governo de Las Palmas, foi o ponto alto da visita do Chefe do Governo Cabo-verdiano que, recorde-se, deslocou-se àquele país de 14 a 17 de Junho, respondendo, desta feita, ao convite formulado pelo Presidente do Governo Regional, Paulino Rivero.

A deslocação de José Maria Neves às Canárias vem responder a um compromisso assumido, aquando da visita oficial de Paulino Rivero a Cabo Verde em Junho do ano passado. A Cimeira é celebrada anualmente ao mais alto nível politico e tem como propósito reforçar e aprofundar as relações económicas, sociais e culturais entre os dois arquipélagos.

Ambos os Governos aproveitaram a oportunidade para fazer um balanço do estado das relações e perspectivar novas áreas de cooperação, onde as Canárias, pela sua capacidade técnica e de conhecimento, poderá proporcionar um valor acrescentado ao desenvolvimento de Cabo Verde.

Nesta perspectiva, o Primeiro-Ministro e o Presidente do Governo Regional das Canárias, manifestaram, no final da Cimeira, o seu interesse em aprofundar e avançar com novas linhas de actuação conjunta, em benefício mútuo.

Os dois governantes fizeram um balanço positivo dos últimos dez anos da cooperação bilateral, período durante o qual foi possível implementar um total de 95 projectos, tendo destacado a necessidade de uma nova dimensão às relações entre os arquipélagos, aproveitando as oportunidades que oferecem as políticas europeias, em especial o acordo de Parceria Especial entre a EU e Cabo Verde, e à iniciativa da boa vizinhança para as regiões ultraperiféricas.

Neste âmbito, José Maria Neves e Paulino Rivero , decidiram realizar um encontro de alto nível com representantes da União Europeia, Governos de Espanha e de Portugal e os arquipélagos da Macaronésia para concretizar e aprofundar a suas relações estratégicas no processo da sua integração na Macaronésia, na União Europeia e na CEDEAO, para além do  Presidente do Governo das Canárias ter convidado Primeiro-Ministro a participar na XV ª Conferência das Regiões Ultraperiféricas, prevista para Outubro, em Las Palmas.

Paulino Rivero assegurou que a cooperação bilateral com Cabo Verde oferece múltiplas oportunidades para a diversificação da economia canária e valoriza, igualmente, o papel que o arquipélago cabo-verdiano desempenha como plataforma de aproximação da União Europeia com a África, factor, conforme disse, impulsionador do desenvolvimento da estabilidade económica dos países da sub-região.

Neste contexto, explicou que "o facto de os dois arquipélagos partilharem as mesmas características e forma de similar de trabalho facilitaram a instalação de cerca de mais de 70 empresas canárias em Cabo Verde nas mais diversas áreas, designadamente do comércio, da indústria e do turismo".

José Maria Neves comprometeu-se, por seu turno, em continuar a trabalhar, no sentido de facilitar o investimento canário em Cabo Verde e identificar novas oportunidades que permitam reforçar as conexões aéreas e marítimas que existem entre os dois arquipélagos como forma de favorecer uma autêntica integração regional.

Na sequência, o Governo deste arquipélago predispôs a negociar com a União Europeia a possibilidade de destinar parte dos fundos das RUP para impulsionar e promover novas ligações com Cabo Verde e os países da sub-região o que, segundo Rivero, corresponde a um dos objectivos estratégicos da União Europeia, que é a melhoria de acessibilidade e comunicação com a África.

A próxima Cimeira entre os dois Governos realiza-se na primeira quinzena de Julho de 2010, altura em que será analisado o estado de implementação dos acordos alcançados com esta visita de José Maria Neves. (Leia a interveno_pm do PM na sessão de abrtura da Conferência dos Reitores das Universidades das Canárias e África)