Notícias

Caixa Económica de Cabo Verde é parceiro silver do Festival de Literatura Morabeza

O Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas assina o seu primeiro protocolo de parceria institucional e financeira para a realização do Festival Literário Morabeza e apresenta, assim, o seu parceiro silver para um evento que visa a promoção de literatura de Cabo Verde, mas também das marcas cabo-verdianas que tem apostado na divulgação do mundo literário.

Caixa Económica de Cabo Verde é parceiro silver do Festival de Literatura Morabeza1

A assinatura do protocolo aconteceu na manhã desta quinta-feira, 31 de agosto, entre o Ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, Abraão Vicente, e o Presidente do Conselho Executivo da Caixa Económica de Cabo Verde, António Moreira.

“Será um espaço também de promoção de marketing da Caixa Económica, da literatura cabo-verdiana, dos autores cabo-verdianos e dos nossos ilustres convidados que virão a Cabo Verde onde terão oportunidade de, a partir da Morabeza Cabo Verde, falar da literatura, dar aula de sapiência, visitar as escolas, conviver, a partir da literatura das suas obras com o público cabo-verdiano e construir novas margens para aquilo que é o debate literário”, afirmou o MCIC, Abraão Vicente.

Para o Presidente do Conselho Executivo da Caixa Económica de Cabo Verde, a empresa entendeu que, colaborar com o Festival de Literatura Morabeza, é um objetivo nobre, ainda mais quando se fala da promoção da leitura.

“Entendemos que um evento desta natureza que vai trazer ao país escritores de vários pontos do mundo, nomeadamente de todos os países de língua portuguesa e não só, da África, América, Ásia e Europa, é uma oportunidade para reforçar a visibilidade e a notoriedade do país e das marcas associadas ao evento. Portanto, é nesta perspectiva que se enquadra essa nossa parceria na medida em que a Caixa Económica, como uma instituição de referência no país tem responsabilidade social de contribuir para a valorização daquilo que é a cultura e aquilo que é o desenvolvimento do país”, sublinha António Moreira.

Está é a primeira parceria do género que o Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas assina, no âmbito da realização do primeiro Festival de Literatura Morabeza e que vai trazer nomes sonantes do mundo da escrita como Mia Couto (Moçambique) e José Eduardo Agualusa (Angola).

O Festival Literário Morabeza é a consolidação daquilo que o Governo vem transmitindo no decorrer do mandato “que é a ideia de umas indústrias criativas que são baseadas num conteúdo cultural de qualidade”.