O Ministério das Comunidades, em colaboração com a Embaixada de Cabo Verde em Lisboa, o Consulado Honorário de Cabo Verde nos Açores, organizou a vinda a Cabo Verde da Justina Antónia Rodrigues Silva Ben David (D. Djuta), uma idosa que vive em Ponta Delgada (S. José) – Açores, de onde partiu há mais de 60 anos. A mesma far-se-á acompanhar do seu filho (João Manuel Silva Ben David, nascido nos Açores, que não conhece o país de origem) e da nora (Maria Raquel Flor Chaves).
Ao longo de décadas, por diversas razões, assistiu-se à saída de milhares de cabo-verdianos em direcção a outras paragens, transformando Cabo Verde numa Nação diasporizada, com comunidades em mais de vinte países. O Arquipélago dos Açores é uma dessas paragens onde vive uma comunidade significativa de cabo-verdianos e seus descendentes, alguns há muitas décadas.
Numa das deslocações em missão de serviço aos Açores, o Primeiro-Ministro, José Maria Neves, acompanhado da Ministra das Comunidades, Fernanda Fernandes, teve encontro com a comunidade cabo-verdiana daquele arquipélago, onde conheceu a Sra. Justina Antónia Rodrigues Silva Ben David, mais conhecida por D. Djuta, hoje com 84 anos, figura conhecida e respeitada na sua cidade, sobretudo pelo seu engajamento nas actividades socio-culturais (D. Djuta mata as saudades tocando guitarra e cantando mornas, sobretudo da sua ilha de origem, S. Vicente).
D. Djuta, que partiu de São Vicente para Portugal quando tinha 21 anos, manifestou o sonho de rever a sua terra natal, para onde não regressou há duas décadas, por vários motivos.